Quem de nós nunca se envolveu com uma ação de cunho promocional no Twitter ou qualquer outra rede social? Exemplo: Se o perfil da campanha no twitter atingir "X" seguidores, será sorteado com um carro. Se X pessoas curtirem determinada página, irão concorrer a um par de ingressos para o show do U2. Enfim, parece que muitas marcas não estão realizando a antiga estratégia descrita nos livros de marketing: RELACIONAMENTO COM O CLIENTE.
Tudo começa do seguinte ponto: Envolver o maior número de pessoas em torno de uma promoção pelo Twitter ou Facebook.
Até aí, tudo certo. As pessoas aderem a campanha, ela faz sucesso, envolve milhares de pessoas, tem um alto volume de RT´s, chega a estar no Trending Topics do Twitter, os sorteados são divulgados... e?
(diálogo)
- E depois?
- Depois o que?
- Quando a promoção acabar.
- Deixamos tudo como está para que todos vejam o sucesso da campanha.
- Mas porque as pessoas vão continuar nos seguindo se não postamos mais nada?
- Ah, não sei. Mas deletar não podemos. Deixa como está lá mesmo.
Como ficam os os mais de mil consumidores que teoricamente seguem a marca por simpatizarem com ela? É bem provável que se a marca continuasse postando, muitos consumidores continuariam acompanhando, mesmo que os tweets tivessem um cunho mais institucional do que promocional.
Além disso, a marca não precisaria criar várias páginas a cada vez que quisesse realizar uma ação promocional numa rede social, e sim teria todos os seus seguidores mais fiéis alí, disponíveis para tudo que a marca vier a realizar. Óbvio que isto não é regra, mas é de se pensar.
Agora, se você lembrou que provavelmente segue vários casos assim e nem se lembra mais quais são, essa ferramente pode te ajudar: Twerpscam. Com ele você pode ver quais seguidores do seu twitter não falaram mais nada e provavelmente vai encontrar algumas marcas nesta lista.