Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

[ecomm] Rindo à toa

Marcos Galperin, presidente e CEO do MercadoLivre deve estar rindo à toa. Foi divulgado que a gigante empresa de e-commerce cresceu 30,7% em relação o número de itens comercializados nos primeiro trimestre de 2011, em comparação ao mesmo período ano passado. Além disso, os usufrutuários negociaram 10,9 milhões de produtos nesse pequeno período de tempo, 2,6 milhões a mais do que em 2010.





E o crescimento não parou por ai, elevou-se também o número de clientes cadastrados para 55,6 milhões, os meses de janeiro, fevereiro e março de 2011 contribuíram com 2,7 milhões desse total de usuários. No quesito, lucro liquido o MercadoLivre anunciou que atingiu R$ 14,1 milhões apenas nos três primeiros meses do ano.



De acordo com Galperin o crescimento notável nos diferentes setores da empresa representa um forte começo de ano, em suas próprias palavras ”Durante o trimestre, tivemos grandes progressos na ampliação das ofertas disponíveis, trazendo mais simplicidade e satisfação para cada experiência do usuário e levando ao crescimento das transações em nossa plataforma. Importante destacar que continuamos investindo na arquitetura de nossa plataforma para assegurar que estamos posicionados de uma forma competitiva no futuro”.




Marcos Gasperini - Presidente e CEO do MercadoLivre



A concorrência deve está se mordendo. É muito número para tanto pouco tempo!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

[GAMES] Os Games para PC

Até agora não falamos de games para computadores, por isso vamos abordar esta perspectiva do mundo dos games agora. Os jogos de computador são bem velhos, na década de 80 o Brasil já produzia e comercializava jogos. Na história dos games para PC podemos citar inumeros tipos de jogos, desde Pasciência e Free Cell até os jogos mais novos e atuais como Starcraft 2 e World of Warcraft. A Internet também contribuiu, e muito para a evolução dos jogos, o que antes era um game individual, virou um game gigante com milhões de possibilidades e contato com jogadores por todo o planeta. O que fez os jogos em Internet serem um sucesso imediato.




Ao contrário dos video games, que demoram alguns anos para sair uma nova versão, os computadores vão evoluindo constantemente, algo que as vezes é até irritante, pois um computador comprado hoje, daqui a seis meses será obsoleto. Assim o jogos acompanham o ritmo das máquinas. Conforme o desempenho dos computadores foi melhorando os jogos também progrediram. Inclusive há marcas no mercado que são especializadas em computadores para jogos, como por exempo a empresa Alienware, que projeta computadores com caraterísticas específicas para games.


Alguns jogos de computador fizeram história, como por exemplo The Sims, que até hoje em um dos maiores sucessos no que se refere a jogos de ocmputador, outro sucesso é o World of Warcraft previamente mencionado, este jogo possui mais de 12 milhões de jogadores por todo o mundo, e é com certeza um dos maiores sucesso da Blizzard, empresa que produziu o jogo. A Blizzard teve muito sucesso no que diz respeito a jogos com plataforma para Internet, podemos citar Diablo 2, Stacraft 1 e 2, e o próprio World of Warcraft.





Esta foi uma pincelada do mundo dos games de comptador que segue crescendo cada vez mais e gerando um bom mercado a ser explorado.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

[redes] Vieram para ficar?

Teorias da conspiração, hipóteses, idéias e opiniões sempre estiverem presentes, mas parece que hoje em dia, nesse mundo digital, web 3,0 eles estão ainda mais visíveis e conseqüentemente mais influentes. A nossa geração, a geração "Y" tem um acesso a informação nunca antes visto, e da mesma maneira que tem este acesso também tem ferramentas para divulgar informação e conteúdo, ferramentas que tornam o “impossível”, possível.

As conseqüências deste aumento de acesso e divulgação são varias positivas e negativas. Uma dessas conseqüências é este aumento de opiniões pessoas sobre qualquer situação atual em evidencia. Entre elas uma situação muito comentada são as redes sociais e seu vieram para ficar. As opiniões variam e geralmente diferem muito, alguns dizem que vieram para ficar, com base em estudos, enquanto outros dizem que serão substituídos e logo esquecidos.

Hoje vi uma pesquisa que relata que as redes sociais, que hoje contabilizam R$2.1 Bilhões em publicidade, vão gerar R$8.3 Bilhões em 2015, um aumento de quase 400%! São números incríveis mas extremamente plausíveis em um mundo de startups milionários e marcas bilionárias em um nível extremamente intangível, por exemplo, twitter.

A pergunta, redes sociais vieram para ficar? Pelo que a pesquisa aponta, sim, pelo menos a um medio prazo, com grande influencia e capacidade economica!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

[iapps] Ministério da Agricultura cria aplicativo de Ipad sobre os cafés brasileiros



     Como forma de promover o café brasileiro, ajudando aos seus produtores a ampliar seus clientes e compradores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou um aplicativo para Ipad, de maneira que instigasse o agronegócio do setor cafeeiro.  

     Além de um mapa do Brasil, que orienta o usuário em relação a localização do cultivo do café, o app apresenta informações sobre os cafés de todas regiões produtoras do pais, distribuídas entre 6 estados (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia), oferecendo vídeos e fotos de cada região, mostrando todos locais do processo como plantio, colheita etc. Dentre essas regiões, o usuário pode conferir a acidez e sabor de cada café, além de seus sistemas de processamento (se é lavado, natural, descascado etc.).




     O aplicativo é gratuito, e está disponível não só em português mas também inglês e espanhol. O seu lançamento ocorreu na 23a Specialty Coffee Association of America, uma feira internacional. 

terça-feira, 3 de maio de 2011

[games] Ataque à PSN também afetou outros servidores

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados no mundo dos games é o ataque hacker ao PSN, que culminou na invasão de milhares de dados de pessoas ao redor do mundo, causando muita preocupação e reclamações à segurança da Sony. Como se isso não fosse o bastante, a empresa anunciou que o ataque também pode ter vazado dados de mais de 24 milhões de contas da Sony Online Entertainment (SOE), o que quer dizer que mais de 12,7 mil contas de cartão de crédito podem ter sido roubadas.

A Sony desativou nessa segunda-feira (2 de maio de 2011) os servidores da SOE, que hospedam games MMOs como “DC Universe Online”. Isso foi realizada após perceber que a segurança de seus usuários estava mais uma vez comprometida, sem tirar o fato de que milhares deles tiveram prejuízos financeiros também, devido ao roubo das contas de cartão. No entanto, a companhia afirma que dados como código de segurança dos cartões não foram roubados, mas que outros dados foram vazados.

Todos esses últimos acontecimentos colocaram a segurança da Sony para com os dados de seus usuários à prova, agora a companhia precisa se reerguer e tentar evitar e reparar todos os danos o mais rápido possível. Caso contrário, os negócios da empresa podem ser comprometidos no futuro.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

[trends] Iphone em um computador touch screen

Hoje em dia é quase que impossível não ter um smartphone. Hoje é possível acessar suas paginas favoritas na web, enviar e receber emails, conversar com amigos no skype, twitter, facebook e até lógico o convencional, ligar e mandar sms. Mas, convenhamos, escrever textos longos (como um artigo para um site ou um e-mail um pouco mais complexo) não é uma tarefa muito agradável. O teclado não é o mais agradável, é muito pequeno o que propicia os erros.

Pensando nos usuários que queiram usar os celulares em casa para trabalhar, mas que não querem ficar presos aos pequenos teclados dos aparelhos, a CompuExpert lançou o Wow-Keys. Além de funcionar como um teclado convencional para PCs e Macs, o Wow-Keys permite que o usuário acople nele um iPod touch ou iPhone, e passe a controlar o smartphone através dele.

O Wow-Keys está à venda por US$ 99,99. É um investimento que, sem dúvida, vale a pena!

domingo, 1 de maio de 2011

[telcel] Antivírus para celulares

Em fevereiro desse ano, li uma matéria a no portal globo.com sobre antivírus para aparelhos de telefonia móvel. E a minha questão é semelhante à do redator, qual é a real utilidade?

Na matéria em questão, foi citado que a sessão do site mudava de nome: de "segurança para o PC" para "segurança digital". A questão é, na mesma media em que nos impressionamos com o crescimento tecnologico em velocidade incrível, assim como a acessibilidade à informação (todos temos acesso a qualquer tipo de informação de qualquer parte do mundo à qualquer hora - convenhamos que a credibilidade é duvidosa, mas este é outro assunto) cresce também o número de pessoas que buscam fazer o "mal" e se aproveitam desse crescimento para desenvolver planos que tragam algum benefício de maneira ilícita.

Obviamente, as empresas de telefonia celular não acham maravilhoso que a vulnerabilidade dos novos aplicativos e da livre navegação seja questionada. Porém, para o negócio, parece ser mais um passo dado. Afinal, não deixa de ser mais uma maneira de rentabilização, certo?

Quanto mais rápido avança a tecnologia com aplicativos excitantes e facilidades que a cada dia que passa se tornam mais indispensáveis, precisamos abrir os olhos e nos precaver contra "o lado do mal" que cresce junto com ela. Também, quanto mais apegado e dependente o usuário é dos aplicativos e funcionalidades de seu mobile phone, mais ele deveria se preocupar com alguma possível invasão. Vai arriscar? Eu não ficaria tão preocupado se alguém invadisse meu celular...

[intgb] Porto Seguro, primeira operadora virtual


A empresa Porto Seguro acaba de comunicar que inaugurará o mercado brasileiro de operadora móvel virtual. Para tanto, a empresa fez uma aliança  com “Datora Telecom”, montou a “Porto Seguro Telecomunicações” e utilizará a TIM (sua rede) para toda realização do serviço.

O objetivo da empresa é fornecer serviço para sua database de clientes, funcionários e corretores, tendo em média 3.000.000 de clients potenciais.
De acordo com Fabio Luchetti (vice presidente da empresa):
 “O volume que temos de ligações que entram e saem e os mais de 500 mil veículos rastreados via rede celular já permitem que sejamos uma operadora, somente pela ótica dos custos”.
Ele disse que a Porto Seguro planeja dispor aos seus consumidores serviços bem mais baratos, com uma diminuição em torne de 25% no valor. O negócio sera dividio de dois modos: caberá a TIM a rede de telecomunicação, e a bilhetagem/ atendimento serão fornecidos pela própria Porto Seguro.
No início a empresa pretende ofertar serviço de planos de voice, dados pós pagos, mas não descarta futuramente planos pré pagos.
“Vamos usar os próprios corretores como força de vendas dos celulares”, disse Luchetti. “Temos expertise em atendimento e o sistema de faturamento também pode ser um bom diferencial.”
A Porto Seguro pretende no primeiro trimestre instalar sua infraestrutura, iniciar no segundo o serviço com seu público interno e, na metade do ano, vender seus serviços para seus clientes. No primeiro anos, estima-se um investimento em torno de 10.000.000, o retorno está previsto para 36 meses.
Do ponto de vista da TIM, a mesma entende ser fundamental esse novo tipo de e- business:
 “A gente não acredita em concorrência”, afirmou  um dos diretores da TIM, André Telles. “As operadoras virtuais são um negócio de nicho no mundo inteiro. A oferta delas faz sentido para uma base de clientes muito específica.”
Tanto para TIM, quanto para a Porto Seguro, o novo negócio é complementar e deve auxiliar e alavancar o crescimento do mercado de telefonia celular de um modo geral.

[intgb] REPERCUSSÕES DO CASAMENTO REAL NA INTERNET




O casamento do príncipe William com Kate Middleton gerou um buzz em toda a internet pelo mundo todo, principalmente nas redes sociais. Tal evento, acreditem ou não, teve mais repercussão do que o terremoto que atingiu o Japão no mês passado e das manifestações que tiraram Hosni Mubarak do poder, no Egito, em fevereiro. A população mundial apresenta maior interesse por celebridades e fofocas do que para questões políticas e desastres naturais. Não se importam em dar mais audiência para um acontecimento que custou, entre o cofre público e a riqueza pessoal da Rainha, milhões de libras do que para coisas que relamente importam, não param para questionar o quão absurdo foi a quantia gasta com o casamento ou quantas pessoas poderiam ter ajudado ao redor do mundo com a mesma. Mas isso é somente minha opinião. Vamos aos fatos!
Segundo infográfico elaborado pela Webtrends, empresa especializada em monitoramento online, o enlace atraiu a atenção de 38,7% da população global, contra 37,7% do terremoto e 24,2% dos protestos no Egito.
O relatório aponta ainda que o Twitter foi a rede social mais usada para disseminas e compartilhar conteúdo. 71% das mensagens relacionadas circularam pelo microblog, contra 16,9% no Facebook e 11,3% pelos blogs, sendo que os EUA foram o país que mais produziu conteúdo sobre o acontecimento, diretamente seguido da Austrália, Reino Unido e Canadá.
O casal também causou mais estragos ao site da BBC britânica do que a guerra na Líbia. Este, que transmitiu ao vivo o casamento, não suportou o tráfego de internautas interessados em ver a cerimônia. Durante o evento, a BBC online apresentou falhas intermitentes e chegou a ficar inacessível em alguns momentos. A empresa reconheceu a falha e assumiu: "Estamos tendo problemas técnicos no BBC Online por causa do enorme volume de tráfego. O site pode ficar lento em algumas situações". Várias pessoas que não estavam conseguindo acompanhar a transmissão também apontaram a falha no Twitter: "O site da BBC na web parece ter sofrido combustão espontânea", escreveu, por exemplo, o usuário @danetchells. Após a cerimônia, a situação do site se normalizou.






O casamento real do gerou cerca de 9 mil menções por dia na Internet, ou uma em cada 10 segundos, de acordo com estudo da empresa especialista de tecnologia Greenlight. No mês de março, houveram 158 mil posts na internet relacionados ao tema, sendo que 38% dos mesmos ocorreram nos últimos 7 dias. Foram responsáveis pelas menções, de acordo com a Greenlight:
- YOUTUBE: 1% dos posts
- FACEBOOK: 8% dos posts
- FONTES DE NOTÍCIAS NA WEB: 30% dos pots
- BLOGS: 29% dos post
- TWITTER: 17% dos posts
- FÓRUNS DE DISCUSSÕES: 16% dos posts
Os valores anteriormente citados foram divulgados no dia 22 de abril, mas podem ter mudado sensivelmente, uma vez que a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube.
Os temas mais comentados sobre o casamento são o vestido da noiva, a lista de convidados e os presentes.
O casamento real deve ter sido um dos eventos mais acompanhados pelo público em todo o mundo em 2011. Algumas estimativas apontaram para uma volume que girou em torno de 2 bilhões de pessoas.



Fonte: INFO Online

[ecomm] As marcas no e-commerce



A Citroën, empresa francesa que chegou ao Brasil em 1991, iniciou seu negócio no país vendendo 9 mil unidades, de tempos para cá aumentou sua participação de mercado de 2,6% para 3,5% chegando a vender cerca de 150 mil veículos.

Aos poucos a marca foi conquistando os brasileiros e hoje encontramos consumidores fiéis e defensores da marca. Para este público, a empresa criou a La Boutique Citroën, um canal que disponibiliza objetos, roupas e acessórios relacionados aos seus carros e que tem seu logo.

Através deste site é possível comprar bonés, camisetas, camisas pólo, relógios, mochilas, canetas, carteiras, chaveiros, canecas, entre outros itens. Este é um exemplo de como as marcas podem explorar o mundo do e-commerce e se aproximar de seus consumidores.

Para quem tem um Citroën ou gosta da marca: www.citroen.com.br/laboutique.

[games] Angry Birds, um dos jogos mais populares, mantém sua ascensão de downloads

O fato do jogo Angry Birds ter se tornado um dos jogos mais populares do mundo é inegável. Tal fato pode ser comprovado em números, já que o game atingiu a marca de 140 milhões de downloads, um aumento de 40% em relação aos 100 milhões de downloads efetuados até março deste ano.

O jogo criado pela Rovio Mobile e lançado como aplicativo para iPhone em dezembro de 2009, já tem suas versões para Android, Windows e até para o console PlayStation3. Tal migração para outras plataformas pode explicar o número gigantesco de downloads, isso pode fazer com que o Angry Birds entre na lista dos games mais vendidos de todos os tempos.

“O Angry Birds tem sido um grande sucesso desde quando foi lançado como um app para iPhone”, comentou o executivo da Rovio, Peter Verterbacka, também conhecido como Mighty Eagle (em Português, águia poderosa), durante a Global Mobile Internet Conference que começou hoje em Pequim, na China.

Fonte: Exame.com

[gadgets] Samsung lança Galaxy S II



A Samsung acaba de lançar o Galaxy S II nos Estados Unidos, smartphone top de linha, que compete com grandes concorrentes como Iphone, Motorola Atrix, entre outros. Possui uma tela de 4.3 polegadas Super Amoled Plus. Mais fino (0.33 polegadas ou 8.49mm de grossura), leve e rápido que seu antecessor, é confortável de segurar, pois suas curvas se ajeitam bem a mão.

A textura da capa da bateria também é confortável de sentir e ela parece ser mais resistente que a o primeiro Galaxy S. Porém o acabamento do telefone continua sendo de plástico diferente de alguns de seus concorrentes que possuem capas mais robustas, de alumínio, por exemplo.



Ele vem com uma câmera frontal e uma traseira, a primeira com 2 megapixels enquanto a segunda com 8 megapixels e flash. O Galaxy S II tem como sistema operacional Android versão 2.3.3, a mais recente. Sua tela suporta marcas de dedos e/ou outras sujeiras mais do que os outros smartphones touchscreen. Falando nele, a resposta do aparelho ao toque é rápida e eficiente. A entrada do cabo que liga no computador é de micro USB, como sua versão anterior.

Com muitas qualidades, basta esperar o lançamento no Brasil e seus concorrentes que se cuidem. Para conhecer melhor, clique aqui.

[ecomm] Tudo Junto e Misturado


Percebendo o perfil das mulheres contemporâneas várias marcas estão investindo em e-commerce que focam exclusivamente no público feminino para que assim a marca se aproxime de sua consumidora e identifique quais produtos elas estão em busca.


Além de identificar roupas e acessórios mais procurados e vendê-los as lojas virtuais oferecem consultoria de moda dando dicas de como usar a peça que ela está adquirindo e quais devem investir para a próxima estação (uma característica de blogs de moda).


Um dos endereços que seguem essa filosofia de vendas é a Meninas Club . A marca identifica quais roupas e cosméticos que as meninas estão em busca e promove uma venda coletiva com descontos ( que chegam até 90% dependendo do número de consumidoras). Junto com essa ação coletiva um mural de fotos com dias de moda é inserido na página para além de ensinar como usar aquela produto aumentar a vontade da consumidora ter aquela peça de roupa ou produto de beleza.


Todas essas ferramentas são frutos da Internet que mudou a maneira como marcas se relacionam e se comunicam com seu target. Hoje, divulgar uma grife é mais fácil e eficiente se render as formadoras de opinião e o modelo que elas utilizam para transformam uma simples peça de roupa no must have da estação.



[ecomm] Alibaba.com lança site para vender produtos de luxo chineses

O Alibaba.com, uma empresa de comércio eletrônico fundada em Hangzhou, na China, está lançando um novo site, o Premier Channel, a fim de facilitar o acesso a marcas chinesas de alta qualidade aos consumidores do mundo todo. O intuito da empresa é mudar a imagem que a China tem de ser produtora de mercadorias baratas, falsificadas e de baixa qualidade.

Inicialmente, o AliExpress Premier vai oferecer produtos (desde aparelhos celulares a acessórios de moda – calçados, vestuário) de 30 empresas, escolhidas pela equipe do Alibaba.com. Tais empresas são as que se encontram bem estabelecidas no mercado interto da China, segundo Alibaba.com, com produção eficaz e experiência no varejo online. A autenticidade dos produtos oferecidos pelo Premier é garantida pelos fornecedores do site, além da entrega gratuita e em até 24 horas.

Mbox é uma das marcas vendidas pelo AliExpress Premier, na qual engloba acessórios de moda e jóias, sendo que muitas delas encontram-se embutidas pedras Swarovski. Rip, outra marca oferecida pela empresa, trabalha com roupas femininas, e evita utilizar produtos de pele e de couro. O mundo multicultural, com influências africanas e indianas são os fatores que inspiram as concepções da empresa.

O site foca em empresas menores, que estão tendo dificuldades em lançar uma operação própria no Brasil ou em qualquer outro país. A meta da empresa é terminar o ano de 2011 chegando a oferecer até 100 tipos de produtos.

[ecomm] Última chance


Quando uma marca lança edições limitadas nem todos os interessados conseguem comprar aquilo que desejam. Sempre tem aquelas pessoas que amanhecem nas lojas no dia do lançamento e acabam com boa parte do estoque, deixando as coleções desfalcadas e muitos consumidores sem a possibilidade de comprar aquilo que gostariam.
A MAC - marca canadense de cosméticos - lança cerca de 40 coleções de produtos que serão edições limitadas por ano, e a distribuição delas é bem diferente daquela dos produtos de linha. Essas coleções não são comercializadas em todos os pontos de venda da marca, estão disponíveis em apenas alguns deles, que, inclusive, mudam de coleção para coleção; isso faz com que muitas vezes seja difícil para o consumidor encontrá-las. O fato de muitos produtos tornarem-se objeto de desejo e acabarem rapidamente também frustra os clientes.
Para dar uma última chance aos seus consumidores, a MAC tem a seção "Goodbyes" em seu site, destinada a produtos descontinuados que integraram as coleções edição limitada. Nela você encontra diversos produtos que esgotaram em questão de segundos na maioria das lojas e que você não tinha a mínima esperança de conseguir comprar um dia!

Esse espaço no site permite não apenas que a MAC dê uma última esperança aos seus consumidores frustrados com as edições limitadas, mas também mantenha seu estoque em dia, livre de mercadorias que por algum motivo não venderam-se na época planejada. Por mais que a maioria dessas coleções, de fato, esgote-se em quase todos os pontos de venda, sempre tem um ou outro produto que sobra na prateleira de uma loja, e ao recolher esses produtos e disponibilizá-los em sua loja online a MAC tem duplo benefício: satisfaz seus clientes e mantém seu estoque em ordem.

[redes] Rede Social Corporativa

A IBM trouxe um novo software que permite que as empresas e corporações se conectem por inteiro, ou seja,todos os funcionários podem estar diariamente conectados, compartilhando informações sobre o andamento de projetos, metas a serem seguidas, entre outros.

O denominado IBM Lotus® Connections, é um software social que dá para a empresas a opção de fazer uma rede social personalizada em que funcionários, fornecedores, parceiros e clientes possam interagir e trocar informações sobre tudo que emvolve o dia a dia e os processos da organização.

O software social de negócio da IBM agrupa as seguintes funções:

- Página inicial (veja o que acontece na sua rede Software Social)

- Perfis (encontre as pessoas que necessita)

- Comunidades (trabalhe com pessoas que compartilham interesses e experiências profissionais comuns)

- Atividades (organize o seu trabalho e conecte-se com sua rede profissional)

-Arquivos (publique, compartilhe e encontre documentos, apresentações, imagens, e mais)

-Blogs (apresente suas próprias idéias e aprenda com os outros)

-Wikis (crie conteúdos em conjunto)

-Favoritos (salve, compartilhe e encontre os seus favoritos)

-Software Social (mantenha-se em contato com sua rede Software Social)