Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

[intgb] REPERCUSSÕES DO CASAMENTO REAL NA INTERNET




O casamento do príncipe William com Kate Middleton gerou um buzz em toda a internet pelo mundo todo, principalmente nas redes sociais. Tal evento, acreditem ou não, teve mais repercussão do que o terremoto que atingiu o Japão no mês passado e das manifestações que tiraram Hosni Mubarak do poder, no Egito, em fevereiro. A população mundial apresenta maior interesse por celebridades e fofocas do que para questões políticas e desastres naturais. Não se importam em dar mais audiência para um acontecimento que custou, entre o cofre público e a riqueza pessoal da Rainha, milhões de libras do que para coisas que relamente importam, não param para questionar o quão absurdo foi a quantia gasta com o casamento ou quantas pessoas poderiam ter ajudado ao redor do mundo com a mesma. Mas isso é somente minha opinião. Vamos aos fatos!
Segundo infográfico elaborado pela Webtrends, empresa especializada em monitoramento online, o enlace atraiu a atenção de 38,7% da população global, contra 37,7% do terremoto e 24,2% dos protestos no Egito.
O relatório aponta ainda que o Twitter foi a rede social mais usada para disseminas e compartilhar conteúdo. 71% das mensagens relacionadas circularam pelo microblog, contra 16,9% no Facebook e 11,3% pelos blogs, sendo que os EUA foram o país que mais produziu conteúdo sobre o acontecimento, diretamente seguido da Austrália, Reino Unido e Canadá.
O casal também causou mais estragos ao site da BBC britânica do que a guerra na Líbia. Este, que transmitiu ao vivo o casamento, não suportou o tráfego de internautas interessados em ver a cerimônia. Durante o evento, a BBC online apresentou falhas intermitentes e chegou a ficar inacessível em alguns momentos. A empresa reconheceu a falha e assumiu: "Estamos tendo problemas técnicos no BBC Online por causa do enorme volume de tráfego. O site pode ficar lento em algumas situações". Várias pessoas que não estavam conseguindo acompanhar a transmissão também apontaram a falha no Twitter: "O site da BBC na web parece ter sofrido combustão espontânea", escreveu, por exemplo, o usuário @danetchells. Após a cerimônia, a situação do site se normalizou.






O casamento real do gerou cerca de 9 mil menções por dia na Internet, ou uma em cada 10 segundos, de acordo com estudo da empresa especialista de tecnologia Greenlight. No mês de março, houveram 158 mil posts na internet relacionados ao tema, sendo que 38% dos mesmos ocorreram nos últimos 7 dias. Foram responsáveis pelas menções, de acordo com a Greenlight:
- YOUTUBE: 1% dos posts
- FACEBOOK: 8% dos posts
- FONTES DE NOTÍCIAS NA WEB: 30% dos pots
- BLOGS: 29% dos post
- TWITTER: 17% dos posts
- FÓRUNS DE DISCUSSÕES: 16% dos posts
Os valores anteriormente citados foram divulgados no dia 22 de abril, mas podem ter mudado sensivelmente, uma vez que a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube.
Os temas mais comentados sobre o casamento são o vestido da noiva, a lista de convidados e os presentes.
O casamento real deve ter sido um dos eventos mais acompanhados pelo público em todo o mundo em 2011. Algumas estimativas apontaram para uma volume que girou em torno de 2 bilhões de pessoas.



Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário