Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

[iapps] Apple lança um aplicativo só de propagandas

Você já ouviu falar em propagandas feitas especificamente para apps? E um app só de propagandas?

Após diversas tentativas de tentar colocar propagandas em aplicativos de Iphone, de maneira mais sutil possível, a Apple finalmente descobre uma forma de mostrar as propagandas que passam despercebidas em seus aplicativos. O aplicativo iAd Gallery, uma galeria com propagandas feitas para gadgets – iphone, itouch, ipad – mostra as melhores propagandas presentes nos aplicativos da Apple.


O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no App Store, conta com funções como: atualização automática de propagandas recém-lançadas; visualização dos banners através de um sistema rotativo ou até mesmo busca de propagandas por categoria, tipo de propaganda e marca; informações por trás de cada propaganda, desde sua agencia e criação; opção de favorito para as propagandas escolhidas pelo usuário, alem de informações extras sobre o iAd Network.


De acordo com a Apple, o objetivo do aplicativo é atrair mais anunciantes. No entanto, há quem fale que o aplicativo está voltado indiretamente aos consumidores finais, pois utiliza de descrições nos banners como: Great ads. On-demand. In your pocket.

Através deste aplicativo é possível analisar que mesmo com tantos estudos voltados as formas de explorar a propaganda de uma maneira sutil, sempre há uma melhor forma: ser direto.


[ecomm] Novo e-commerce do Grupo Abril

O Grupo Abril anunciou sua entrada no segmento de vendas online de passagens aéreas. Em parceria com o site ViajaNet, a empresa está lançando o novo Clickabordo, que vai operar com mais de 900 companhias aéreas e 100 mil hotéis pelo mundo todo.

O relacionamento com os viajantes já está sendo feito por meio do Twitter e Facebook, para divulgar e aproximar este público da novidade. De acordo com Mirella Bergamini, gerente de novos negócios da área de comércio eletrônico da Abril, “o turismo é o maior share do mercado de e-commerce no Brasil e no mundo, com grande crescimento esperado para os próximos anos”.

A empresa está entusiasmada com este lançamento, afinal, a demanda por este tipo de produto é cada vez maior, e com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a Clickabordo tem tudo para decolar. Segundo Cláudia Fávero, reponsável pelo marketing e desenvolvimento do site, o objetivo da Abril é oferecer aos usuários todo tipo de serviço relacionado ao turismo e para isto o know-how tecnológico do ViajaNet vai fazer toda a diferença.

[intgb]Cowdfunding - Sites ajudam negócios a saírem do papel

A Internet vem ajudando pequenos empresários a abrirem seu negócio e divulgarem sua marca. Aos poucos, os sites de crowdfunding, bastante conhecidos lá fora, estão ganhando espaço no Brasil. Se for traduzir o termo, seria algo similar a : "financiamento pela multidão". O objetivo é fazer com que uma idéia aconteça, através da colaboração de diversas pessoas, por meio de pequenas quantias. É uma forma de captar recursos diretamente de interessados no negócio, sem precisar recorrer a investidores ou bancos.
Um ótimo exemplo é o do americano Scott Wilson, especializado em designe de objetos. Sua idéia foi a de produzir pulseiras que ao serem acopladas ao Ipod Nano se tornam relógios bem modernos e bonitos. Ele teria algumas opções para procurar recursos, poderia tentar algum apoio da própria Apple, para ajudar na produção. Também poderia pedir um empréstimo no valor de 15 mil dólares para uma instituição financeira, mas optou por uma outra alternativa.

Ele cadastrou sua invenção  no "www.kickstarter.com", o qual faz divulgações de inovações e solicitou a contribuição de quem acreditasse na idéia, ou simplesmente tivesse gostado do produto. Não poderia ser classificado como uma doação, visto que quem desse no mínimo 25 dólares iria ganhar um. Para quem fornecesse um valor maior, as recompensas poderiam chegar a versões diferenciadas e personalizadas. Só havia uma condição para que as pessoas recebessem a recompensa: era preciso que fosse arrecadado no mínimo 15 mil dólares. Ao contrário, o dinheiro seria devolvido e a idéia engavetada. 

O resultado: ele conseguiu em torno de 941,7 mil dólares, pode ainda fazer um ótimo teste quanto `a aceitação do produto e vendeu muito bem a primeira leva. Aqueles que investiram na idéia, também tiraram vantagem, levaram o relógio com um valor bem abaixo do que ele viria custar depois.

Pelo visto a Internet está mudando até mesmo o estilo de se fazer negócio, incentivando a inovação e fazendo com que todos saiam ganhando.

[gadgets] GoPano Micro te ajuda a ver todos os ângulos dos seus momentos especiais

Que a inovação está cada vez maior não é nenhuma novidade. Nem é de agora também, que cada vez mais existem mais acessórios e aplicativos inovadores para o Iphone. E as pessoas bem que gostam daquelas fotos panorâmicas, então porque não dar a essas imagens o movimento e filmar em 360 para saber tudo que está acontecendo a sua volta?

Pois agora existe uma lente para Iphone que filma 360 graus. É simples, você compra a tal lente que se encaixa na câmera do Iphone e instala um aplicativo no smartphone. Pronto, agora você já pode filmar tudo que acontece ao seu redor. Ela filma 360 graus direto e para o dono da filmagem mudar o ângulo da imagem é só ele passar o dedo na tela como se fosse mudar de foto.



Outra coisa muito interessante dessa lente é que ela filma todos os ângulos independente de qual deles está mostrando na tela no momento. Ou seja, a pessoa pode gravar o vídeo e depois quando for assistí-lo conseguirá ver todas as cenas em todos os ângulos, independente se foi gravado apenas em uma posição. Os vídeos ficam armazenados no aplicativo GoPano Micro e podem ser compartilhados com seus amigos. Para enteder melhor assista o vídeo abaixo.



O lado ruim é que esse novo acessório para Iphone 4 ainda não começou a ser vendido.

[redes] Cromaz - Tem sempre um vizinho que pensa como você



Aquela velha história de que as amizades iniciadas em uma rede social não vão pra frente pode mudar.

Com a intenção de aproximar pessoas que moram próximas umas das outras surgiu o Cromaz, uma nova rede social inteiramente brasileira que tem como objetivo aproximar pessoas vizinhas mas que nunca se deram conta disso.

Antigamente, era comum as pessoas que moram numa mesma rua ou vila se conhecerem mais. Duvido que a avó de vocês nunca contou que foi buscar açúcar na casa da vizinha para terminar um bolo. Entretanto, hoje as coisas mudaram bastante a medida que as pessoas foram se tornando mais indivualistas devido a correria do dia a dia.

A maioria de nós, por questões de segurança, acaba preferindo morar em prédios e muitas vezes você não sabe nem o nome de quem mora no apartamento de baixo. Enfim, a proposta do Cromaz é exatamente essa: levar pessoas que morem na mesma rua, bairro ou região a se comunicarem, se conhecerem e trocarem informações importantes sobre os arredores de suas casas. Até mesmo algumas empresas de pequeno/médio porte podem se cadastrar e divulgar seus produtos e serviços de maneira mais focada para determinado público. A rede ainda é pequena e tem um sistema um pouco lento. Mas a proposta "estar mais perto é ser mais real" é bastante interessante.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

[lctos] Youtube abre espaço para transmissões Ao Vivo

Na última sexta feira, 8 de Abril, o Youtube lançou o Youtube Live, um canal com transmissões de vídeos Ao Vivo. Ainda em versão de testes, o YouTube Live permite a apenas um número limitado de usúarios a possibilidade da transmissão ao vivo, porém esse número irá aumentar conforme a qualidade da imagem for sendo aprimorada e garantida. Por enquanto apenas usuários com relevância serão convidados a utilizar o canal e transmitir ao vivo. Durante o primeiro dia as transmissões foram ofertadas pelo Howcast, Next New Networks, Rocketboom e Young Hollywood, todos em parceria com o Youtube.

O YouTube Live veio para brigar com concorrentes como o Justin.tv, o Ustream e o Livestream, já consagrados na transmissão ao vivo pela internet. Permitindo que os espectadores publiquem comentários em tempo real durante as transmissões, o Youtube Live tem ferramentas muito similares aos concorrentes, mas com a mesma aparência do Youtube, onde é possível buscar conteúdos e acompanhar os eventos ao vivo que estão programados no site através de um calendário.

As transmissões ao vivo não são novidade para o Youtube, que já teve transmissões de eventos esportivos, shows e discursos para o mundo todo em tempo real e frequentemente patrocinados, como o show das bandas Bon Jovi e U2. Houveram inclusive transmissões no Brasil, como foi o caso de um show da cantora Ivete Sangalo e do festival de música sertaneja "YouTube Sertanejo Live" que contou com shows de Luan Santana, Bruno & Marrone, Michel Teló, Victor & Leo e João Bosco & Vinícius.

Acompanhe a baixo a programação que se seguirá no Youtube live:

[ecomm] Forrester Research prevê um crescimento de 178%, até 2016, do e-commerce no Brasil

Forrester Research, uma empresa especializada em realizar pesquisas voltadas para a internet, apresentou, nessa semana, uma nova pesquisa que mostra um faturamento, em 2016, de aproximadamente 22 bilhões de dólares do e-commerce no Brasil. Isso representa um crescimento de 178%, comparado aos 7,9 bilhões de dólares movimentados em 2010.

Segundo o estudo nomeado como Forrester’s Latin American Online Retail Forecast, nos próximos cinco anos, está previsto uma taxa de crescimento anual de 18% do comércio eletrônico brasileiro. Contudo, no curto prazo, acredita-se que o e-commerce será impulsionado pelos produtos eletrônicos.

Por outro lado, de acordo com a Forrester, a expansão e a competitividade do mercado eletrônico brasileiro encontram-se prejudicados em função dos elevados impostos. Um laptop da Dell, por exemplo, custa 1.400 dólares no Brasil, sendo que no México o preço é de 800 dólares e, nos Estados Unidos, o preço chega a 500 dólares.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[trends] We ♥ Photoshop

Para as meninas que adoram fotografar a Panasonic lançou a sua mais nova câmera portátil. A Panasonic Lumix FX77 possui uma caixinha de surpresa para elas e para eles. Mas visto que as mulheres representam a maior parte das compradoras e quando não compram são presenteadas pelos homens, essa novidade vai exclusivamente para elas. A Panasonic Lumix lançou a Make Up, uma ferramenta que oferece ao usuário algumas possibilidades de correções na imagem, que na vida real são utilizadas para
corrigir imperfeições como espinhas, acnes, manchas, etc.



A câmera esta disponível no site da Panasonic, mas infelizmente para o Brasil não esta disponível para compra. A novidade foi lançada apenas no Japão, mas há quem se arrisque fazer a compra dessa maquina através de sites japoneses.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[GAMES] A SONY ENTRA NO MERCADO DE GAMES

Em 1994, no Japão, a Sony dá seu primeiro passo no mercado de vídeo games com o console PlayStation, mas foi apenas no ano seguinte que a Sony expandiu seus horizontes e lançou o console nos EUA. A idéia original da Sony não era lançar um vídeo game próprio, mas sim auxiliar a Nintendo através de uma parceria e desenvolver uma expansão de CDs para o Super Nintendo. No fim as duas empresas se desentenderam e expansão nunca foi lançada, mas o projeto já estava em uma fase muito avançada e Ken Kutaragi, o engenheiro responsável pelo projeto, convenceu a Sony a lançar o console como um vídeo game independente. Com um apoio substancial da EA (produtora de jogos), o PlayStation acabou sendo um grande sucesso e vendeu cerca de 100 milhões de unidades. O PlayStation representou outro grande avanço no mundo dos games, o console tinha o dobro da capacidade de processamento do Super Nintendo com 32 bits. Isso possibilitou a criação de jogos muito mais avançados do que os jogos do console da Nintendo, além de uma evolução do controle da plataforma que possuía alguns botões a mais do que os que eram usados até então.Por estes avanços jogos como ResidentEvil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, TombRaider,Tekken, Gran Turismo, Final Fantasy, WinningEleven puderam ser desenvolvidos, e foram sucessos absolutos na história dos games, a maioria destes jogos seguem sendo produzidos até hoje.

O PlayStation foi um grande sucesso, e por este motivo as empresas Nintendo e Sega que até então eram as maiores do mercado não poderiam ficar paradas, pois havia um novo player no mercado com um produto superior em todos os quesitos. E esse foi o primeiro passo da Sony no mundo dos games, mas mal sabia ela tudo que estava por vir no mundo dos games.

[telcel] A tecnologia a nosso favor

Provavelmente você já deve ter ouvido alguma história de acidente doméstico envolvendo pessoas idosas ou com alguma deficiência, e o número de ocorrências desse tipo é bastante elevado. O problema está quando a pessoa não consegue chamar por socorro.

Analisando esses dados, a Cell Design criou o BP, um aparelho de celular que tem como principal característica auxiliar pessoas idosas, com algum tipo de deficiência ou portadores de doenças crônicas. O BP possui as funções de um celular comum, mas o seu diferencial está no botão de emergência, chamado de “SOS” que, ao ser acionado, envia mensagens SMS de socorro para os números que estão programados na agenda do aparelho. Além disso, ele também pode alertar o usuário nas horas em que é necessário tomar determinada medicação.


Os aparelhos são desbloqueados e podem ser adquiridos somente pela internet, através do site da empresa.


Por enquanto há apenas dois modelos disponíveis: o BP01 e o BP02, cujo preço varia de R$ 535,00 a R$685,00.

Inicialmente a Cell Design importou 2 mil unidades vindas da China, mas ela afirma que futuramente pretende iniciar a fabricação do aparelho no Brasil.


[games] Jogos em 3D podem alavancar as vendas de TV

Há pouco tempo atrás, foi anunciando o lançamento das TVs com tecnologia 3D, o que representou um grande avanço tecnológico nesse setor. No entanto, por mais que seja algo atrativo para a maioria das pessoas, a venda desses aparelhos não foi tão grande quanto o esperado por seus criadores.

Além das TVs, o mercado de games também está apostando nessa nova tecnologia, e isso vem tendo um resultado muito positivo sobre os usuários, que têm a possibilidade de encarar novos visuais, muito mais realistas, e ter uma experiência de jogo como nunca foi vista. Esse fato acabou por fazer com que o segmento de televisores em 3D fosse impulsionado, já que muitos jogadores disseram que para ter um total aproveitamento do visual dos jogos vale a pena gastar mais um pouco só para comprar uma nova TV.

A Sony, por exemplo, é uma empresa que vem investindo muito nessa “parceria”, tendo em vista que sua divisão de televisores com tecnologia 3D tem sofrido prejuízos desde que foi lançada. Para reverter isso, foi realizada uma parceria com a Discovery e Imax, para o lançamento de um canal de televisão 3D 24 horas, e foi implementada uma tecnologia ao Playstation 3 que permite que os jogadores consigam jogar games em 3D.

“Vamos começar a ver uma adoção em massa do 3D acontecendo em 2011”, afirma o porta-voz da Sony, Dan Race. Já o administrador do EE Fund Management (um fundo de investimento focado na indústria de videogames), Ted Pollak, tem uma visão mais negativa, dizendo que não há como o 3D ser adotado em 2011, dando como principal barreira o preço dos aparelhos de TV com a nova tecnologia: “Ninguém que tenha investido em TVs HD alguns anos atrás vai arrancá-los da parede para trocá-los por aparelhos em 3D mais caros”.

Por mais que seja uma tecnologia relativamente nova, e que ainda não possui muitas vantagens na mente do consumidor, pode-se dizer que é um segmento que está crescendo pouco a pouco, e que ainda tem muito futuro pela frente, seja no mercado de games ou no mercado de televisores.

terça-feira, 5 de abril de 2011

[iapps] Zapd


O novo e gratuito Zapd, compatível com as plataformas iPad e iPod, está fazendo muito sucesso no mundo dos aplicativos para eletrônicos pois transcende a função das redes sociais tão famosas como Twitter e Facebook. Não pelo contato com seu círculo social, mas pela facilidade e interatividade de compartilhar dados, arquivos ou imagens que eventualmente sejam incompatíveis ou grandes demais para as redes . Isso por que o Zpad permite que o usuário faça em questão de segundos um site pessoal aparentemente pesado porém bastante sofisticado e simples com o conteúdo que desejar. Com funções simples até para leigos em eletrônicos e internet o aplicativo oferece algumas estruturas para a página e a partir disso disponibiliza diversas opções para formatar o conteúdo que se desejar exibir como fotos, comentários e vídeos. Com o Zapd pode se realizar o que parecia impossível, como criar uma home page em 30 segundos estando em qualquer lugar.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Trabalho Web 2.0 - Perguntas e Respostas - Vídeo




GRUPO – MAR5B:


ALINE SCHLOSSER CUNHA FERNANDA SABA MACHADO JULIANA SATIE MISAWA LUCAS QUINTAS DE CAMPOS MOREIRA PEDRO LUGATTO CINQUINI


VIVIAN MONTEIRO LARSEN

Trabalho Web 2.0 - Perguntas e Respostas

O Google não é a única resposta.

Já procurou algo no Google e obteve logo nos primeiros resultados um site em que alguém perguntou exatamente aquilo, mas para outras pessoas? Era provavelmente o Yahoo! Answers, o mais famoso serviço de perguntas e respostas na internet, mas não o único. Existem diversos sites/redes sociais com o mesmo objetivo, chamados de Q and A (Questions and Answers) em que os usuários tiram suas dúvidas (ou pelo menos tentam) uns com os outros. O professor John Logie da Universidade de Minnesota explica o que são estes sites e porque são usados no vídeo abaixo: www.youtube.com/watch?v=5SPNFIznahk

O serviço do Yahoo!, mais conhecido por todos, é talvez o mais abrangente, pois basta ter uma conta no site que é possível responder a qualquer pergunta, sobre qualquer tema e de qualquer pessoa, inclusive de forma anônima. Apesar da infinidade de temas (que podem ser filtrados), da presença em vários países e do destaque dado para a melhor resposta escolhida pelos usuários, o Yahoo! Answers peca pela falta de interação com qualquer rede social e pela falta de credibilidade, já que poucos respeitam a diretriz de indicar a fonte de origem da informação publicada, além do anonimato e da alta freqüência de piadas como respostas, constantemente votadas como melhor opção, vide www.funnyyahooquestions.com/.

Perguntas também podem ser feitas no Fluther, especializado em conseguir respostas rápidas feitas para as pessoas certas. A plataforma fundada em 2007, e que se juntou ao Twitter em 2010, publica as perguntas feitas automaticamente na timeline dos usuários com maior conhecimento sobre o assunto e tem uma equipe de moderadores voluntários para filtrar publicações, evitar ruídos e elevar a qualidade das informações compartilhadas. Quem pergunta só precisa ser cuidadoso com assuntos particulares, pois com a ferramenta de direcionamento as perguntas não ficam apenas entre amigos, e chegam a quem a base de dados considera um potencial especialista no assunto.

Há também o Quora, rede fundada por antigos funcionários do Facebook, que funciona como clube restrito e só participa quem é convidado em busca da qualificação das respostas obtidas, nunca anônimas. O site tem uma estrutura social similar ao Twitter, em que se acumula seguidores em um perfil. O Ask For Answer também tem a pretensão de ser “mais social” e possibilita maior interação entre usuários, com perguntas feitas ao seu grupo de amigos ou até a uma pessoa em especial. A integração com Facebook e Twitter é outro ponto forte, que permite propagar a pergunta feita para uma comunidade maior.

Outra opção com diferencial chamativo é a Mahalo.com, em que os usuários competem entre si para dar a melhor resposta já que esta vale uma recompensa. O tema é livre, as respostas tem prazo definido para serem enviadas e há a possibilidade de pagar para uma questão ter prioridade nas respostas.

Finalmente, o Travellr é um Q and A temático, feito para que viajantes ao redor do mundo tirem suas dúvidas sobre os destinos que vão visitar, o que fazer, onde se hospedar, etc. E também para que os mesmos ajudem outros turistas que chegarão à sua cidade ou a um lugar já visitado. As repostas costumam ser confiáveis e coerentes, já que o público realmente se interessa pelo assunto discutido. O site foi comprado por uma empresa australiana de seguros de viagem como estratégia de mídia.


Buscar respostas e conselhos através de outras pessoas e amigos na internet é uma tendência e está muito conectada ao conceito de Web 2.0 em que o conteúdo é gerado pelo mesmo grupo de pessoas a que é destinado. O próprio Facebook acaba de lançar uma ferramenta Q and A em forma de enquete que pode ser destinada aos amigos e utilizadores da rede social. Os serviços de Q and A fazem os internautas voltar um pouco no tempo, quando não havia Google para conseguir respostas, e a opinião de amigos, familiares e conhecidos era o que valia, com uma única diferença de que agora é possível consultar ao mundo inteiro.





GRUPO Marcas - 5B:

ALINE SCHLOSSER CUNHA

FERNANDA SABA MACHADO

JULIANA SATIE MISAWA

LUCAS QUINTAS DE CAMPOS MOREIRA

PEDRO LUGATTO CINQUINI

VIVIAN MONTEIRO LARSEN

TRABALHO WEB 2.0 - APLICATIVOS E REDES PROFISSIONAIS



Grupo: Lidia de Campos Zaclis, Luigi Santos Lago de Castro Angelis, Luiz Henrique Lucisano Bin e Marcio Ramos Unrue.

WEB 2.0 - REDES SOCIAIS



Grupo:

Carolina Borges Frateschi, Carolina Magalhães Gil Fernandez, Fernanda Paciléo Trevisan, Jéssica Gismene Uga, Laura Tallarida Serra Martins, Nara Mayumi Ide Capobianco Flora


TRABALHO WEB 2.0 - APLICATIVOS E REDES PROFISSIONAIS

Com a revolução da internet houve uma forte inversão em processos que eram muito comuns antigamente. O envio de currículos, por exemplo, feitos anteriormente através de cartas pelo correio ou entregues pessoalmente nas empresas passou a ser muito mais fácil graças à popularização da internet.

É muito comum termos nossos currículos cadastrados em um ou mais sites como Catho, Vagas, Nube, entre outros. Esses sites fazem a mediação de vagas entre empresas e interessados na posição, tudo isso virtualmente, se houver interesse eles agendam um encontro entre as partes envolvidas. Nestes sites os currículos podem ser cadastrados gratuitamente, porém recomenda-se pagar pelo serviço para garantir mais visibilidade para o currículo.



Os sites de publicação de currículos e as redes sociais profissionais são os meios mais rápidos e práticos de se criar e manter relacionamentos profissionais, pois elas disponibilizam ferramentas para as pessoas interagirem e se promoverem. A interação se dá de maneira muito mais rápida e dinâmica e especifica, pois é muito fácil um anunciante de vaga filtrar as informações que quer achar em um profissional, tendo assim respostas pertinentes a sua busca.


Veja a seguir uma seleção de alguns exemplos de aplicativos e redes profissionais:


Linked in. Trata-se de uma plataforma, que só no Brasil atinge mais de 3 milhões de usuários, que permite que o internauta insira suas qualificações e mantenha contato com sua rede de amigos/contatos e também conheça novas pessoas. O Linked in diz ao usuário qual o grau de conexão que ele tem com outro usuário e como eles estão conectados. Além disso, possui um espaço que funciona como um “mural de anúncios” de vagas disponíveis e outro espaço destinado a recomendações profissionais que outras pessoas podem escrever sobre você. Veja um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=DL7c3IJUe04


O Twt Jobs é um aplicativo que permite o upload de um CV e o envio do mesmo como um link para tweet para um ou mais contatos do usuário no Twitter. O currículo fica disponível para visualização dentro do próprio Twitter, não havendo a necessidade de utilizar um programa adicional para a abertura do documento.


Business Card2. Como o próprio nome já sugere, este se trata de um aplicativo que permite a criação e envio de um cartão de visitas com um layout que o próprio usuário monta. O cartão fica disponível para envio através de redes sociais, utilização como assinatura de e-mail e divulgação em diversos canais eletrônicos como, por exemplo, sites empresariais. Veja como o Business Card2 funciona em um breve vídeo explicativo (áudio em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=mla_O13lYXk&feature=related


Facebook. O próprio Facebook não ficou de fora de se tornar uma plataforma profissional. A maior rede social mundial atualmente também funciona como meio de promover um perfil profissional e manter relacionamentos profissionais. A maioria das empresas dispõe de paginas institucionais dentro do Facebook e os usuários podem publicar em seu perfil informações sobre sua educação, idiomas que falam, empregadores, etc. Além dessa possibilidade de se auto-promover, muitos profissionais afirmam que procuram os candidatos a vagas em suas empresas no Facebook para conhecer um pouco mais sobre as pessoas, seus gostos, hábitos e “aquilo que não contam nas entrevistas”, então cuidado com o que você sai postando no Facebook, uma foto sua na balada não irá lhe arranjar uma entrevista.


Branch Out. Branch Out é um aplicativo que tem como principal concorrente o Linkedin, ou seja, ele é uma plataforma de Networking que tem como principal reforço nessa busca por share contra o Linkedin, estar associada ao Facebook. Essa associação ao Facebook é feita da seguinte maneira: quando você é amigo de alguém no Facebook o Branch Out vai buscar todas as informações e classificar essa mesma pessoa como amigo também, criando assim um histórico de Networking. Outro ponto favorável para o Branch Out é que ele incentiva as pessoas a indicarem o aplicativo para seus amigos com um comparador do nº de amigos, além disso, é possível mandar mensagens, recomendar ou indicar alguém. Um ponto que para alguns é forte e para outros um ruim é o fato de você só conseguir fazer contato com pessoas que você já possui no Facebook, diferente do Linkedin onde você faz contatos com pessoas de outras áreas e não necessariamente amigos conectados. Uma característica do uso desses aplicativos é que as pessoas utilizam o Facebook para ter contatos com amigos e o Linkedin para contatos profissionais, esse fator é uma barreira de entrada do Branch out que está tentando “roubar” share do Linkedin. Uma de suas características é uma ação de combate ao Linkedin que é permitir a importação do perfil do mesmo para facilitar o cadastro. Hoje o Linkedin chegou a dobrar a sua atuação no Brasil tendo mais de 2 milhões de usuários e 75 milhões no mundo enquanto o Branch Out por estar começando agora ainda não tem um número expressivo.


Snaptu. Acabou de ser lançada a versão traduzida para português do Snaptu que é um aplicativo para celular que gerencia todas as redes sociais como Twitter, facebook, entre outros. Além disso, ele oferece noticias e através do Google Blogger, blogs, agenda Googles e outras ferramentas. O sucesso desse aplicativo que tem como especificações um desenvolvimento baseado em Java, fez com que o Facebook comprasse o mesmo por 70 milhões de dólares, pois assim o mesmo faria com que uma maior quantidade de pessoas entrasse pelos seus dispositivos móveis que não tem uma tecnologia muito desenvolvida.



Grupo: Lidia de Campos Zaclis, Luigi Santos Lago de Castro Angelis, Luiz Henrique Lucisano Bin e Marcio Ramos Unrue.

Trabalho Web 2.0 - Cloud Computing

Apresentação sobre o tema Cloud Computing








Grupo: Érika Sayuri, Gabriela Rosário, Julia Martinez, Marcella Milani, Mila Rosas & Renato Melkonian

Trabalho Web 2.0 - Cloud Computing


Basta olhar para o céu e observar algumas nuvens branquinhas e fofinhas, no dia seguinte a mesma coisa, e nos outros dias sucessivamente. Do mesmo jeito que você pode vê-las a qualquer momento e em qualquer lugar, milhares de pessoas também podem, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, no Brasil e no Japão, ou seja, todos temos acesso às nuvens uma vez que elas estão disponíveis no céu. 
É assim que funciona o Cloud Computing, ou como também é conhecido, “Computação em Nuvem”. Um termo que surge em torno de 2008 para se referir à idéia de utilizar a Internet como plataforma para escrever textos, mandar e receber e-mails, compartilhar arquivos em redes sociais, dentre outros, sem que seja necessário instalar softwares nas máquinas e salvar arquivos no disco rígido.  
Seguindo o princípio da computação em grade, esses programas disponíveis na nuvem, possibilitam acessar arquivos em qualquer lugar do mundo e em qualquer computador, ou qualquer outra gadget, sendo apenas necessário estar conectado à Internet.  
Ter acesso a arquivos e programas em um único sistema sem depender de uma plataforma é apenas uma das várias vantagens de utilizar o Cloud Computing. 


Clique na imagem para aumentá-la

Quem acha que existe apenas um tipo de Cloud Computing, está enganado. São 4 os tipos diferentes dessa ferramenta.  

1) Privada: As nuvens privadas são exclusivas para apenas um usuário, sendo ele o responsável pelo conteúdo gerado naquele programa. 
Ex: Gmail

2) Pública: As públicas, como o nome já diz, são aquelas em que todos têm acesso e os arquivos podem ser modificados por qualquer usuário. 
Ex: Wikipedia

3) Híbrida: É a junção dos Cloud Computing públicos e privados. Aquele documento da nuvem restrita pode evoluir a partir de “outras nuvens”. 
Ex: Google Wave

4) Comunidade: O Cloud é dividido por diversos usuários, sendo eles pertencentes a um grupo específico. Apenas os membros dessa comunidade têm acesso aos arquivos diponíveis. 
Ex: Google Docs. 

Por ser um serviço, os Cloud Computings têm segmentação para atender diferentes públicos. É segmentado em 5 tipos, que foram criados baseados em seus 4 tipos citados acima. 

1) Infra-estrutura como Serviço (Infrastructure as a Service- IaaS): É o Cloud Computing tradicional, ou seja, ele oferece a capacidade daquele programa e espaço para arquivar documentos de acordo com as necessidades do cliente. 

2) Plataforma como Serviço (Plataform as a Service – PaaS): É uma plataforma de serviços disponível no Cloud. As PaaS facilitam o gerenciamento de dados na segurança, na aplicação de serviços, criação de aplicativos, dentre outros. Tudo isso por um custo mínimo, sem ter os eventuais problemas de gerenciamento do software. 

3) Desenvolvimento como Serviço (Development as a Service – DaaS): Faz com que seja possível a virtualização do desktop. É possível que os usuários utilizem sua área de trabalho em qualquer gadget.  

4) Software como Serviço (Software as a Service – SaaS): É a utilização de um software pela Internet. 

5) Comunicação como Serviço (Communication as a Service – CaaS): São hardwares e softwares utilizados por um grupo de usuários (empresas) gerenciados por terceiros, como: VoIP (Voice over IP), mensagens instantâneas, teleconferências, criação de planilhas e recursos utilizados em toda a empresa, a partir de uma base de serviços.
O CaaS oferece uma garantia na qualidade dos serviços prestados,  tudo isso, a partir do “pay as you go”, ou seja, paga somente pelo tempo que o aplicativo é utilizado.

Alguns exemplos de serviços top of mind do segmento de Cloud Computing são: Google, Amazon Web Services (AWS), Flickr, Spotify, Windows Live, Dropbox, YouOS, G.ho.st, eyeOS e Zoho.
Cada um deles atende a uma necessidade diferente, no entanto, todos funcionam da mesma forma, a partir de compartilhamento de dados e acesso ilimitado online.

Google: O  site  Google é todo baseado em Cloud Computing. Todos os programas (Gmail, Google Wave, Google Docs, Google Maps, Orkut) estão disponíveis para os usuários e não necessitam de instalação. As informações deixadas no site são salvas na web e as atualizações estão a cargo do provedor.

Amazon Web Services: O AWS é um serviço que fornece ao usuário acesso programático à infra-estrutura de computação. É usado diretamente no site do Amazon.

O site disponibiliza vários serviços na Web, como: serviços de bloco de construção básicos que satisfazem as necessidades principais da maioria dos sistemas (armazenamento, computação, sistema de mensagens e conjuntos de dados). O risco que o usuário corre é no caso do site ficar fora do ar, ele não ter a possibilidade de consultar seus dados.  


Flickr: O Flickr, também considerado uma rede de compartilhamento de fotos, é um site de hospedagem da web. É muito utilizado para divulgação de documentos gráficos,  como desenhos e ilustrações.

Spotify: É um serviço britânico que possibilita aos usuários escutar, trocar e baixar músicas via web. Esse serviço tem o aval das gravadoras do Reino Unido, por isso é completamente legalizado, mas não chegou ao Brasil ainda. As pessoas que conhecem e têm interesse no site, tentam burlar o cadastro para poder utilizar no Brasil.   

Windows Live: O  Windows Live oferece uma série de serviço como o Hotmail, que é uma conta de e-mail, o Pacote Office para ser usado pela web sem custo nenhum e o Web Messenger, um serviço de mensagens instantâneas, que é uma versão reduzida do MSN.

Dropbox: É um sincronizador de arquivos onde você coloca seus documentos, podendo acessar de qualquer gadget (iPad, Notebook, computador, iPhone).

EyeOS: Destinado para escritórios, é baseado na área de trabalho de um sistema operacional. O eyeOS oferece aplicações como um processador de texto, calendário, gerenciador de arquivos, navegador, calculadora, dentre outras ferramentas presentes no sistema operacional, tudo isso dentro de um navegador de Internet. Basta que o computador tenha acesso à Internet e a um browser, como por exemplo o Safari.

 YouOS: É um Sistema Operacional para rodar na Internet. Todos os seus arquivos disponíveis no Desktop são arquivados no YouOS,  possibilitando o acesso de sua mesa quando você precisar.

G.ho.st: Também é um Sistema Operacional todo criado para ser utilizado via Web. É muito funcional, já que pode ser acessado de qualquer computador.

Zoho: É um serviço predominantemente para escritórios, possibilitando ao usuário a elaboração de textos, edições de documento e planilhas via web.

Com previsão de crescimento de 60% até 2013 só no Brasil, o mercado de Cloud Computing ainda tem muito o que evoluir, já que, muitos ainda consideram essa ferramenta um pouco obscura. Hoje, 14,5% das empresas pretendem aplicar o Cloud em seu dia-a-dia, sendo que, 18% já utilizam de alguma forma de Cloud Computing. 

Segue uma apresentação extra feita pelo grupo mostrando o uso de um serviço de Cloud Computing chamado Prezi: http://prezi.com/



Keywords: Cloud Computing, Plataforma, Cloud, Zoho, G.Ho.st, YouOs, EyeOs, DropBox, Windows Love, Google Docs, Spotify, Amazon Web Services, Sistema Operacional, compartilhamento, arquivos, armazenamento, nuvem computing, nuvem, computação em nuvem 


Grupo: Érika Sayuri, Gabriela Rosário, Julia Martinez, Marcella Milani, Mila Rosas & Renato Melkonian