Basta olhar para o céu e observar algumas nuvens branquinhas e fofinhas, no dia seguinte a mesma coisa, e nos outros dias sucessivamente. Do mesmo jeito que você pode vê-las a qualquer momento e em qualquer lugar, milhares de pessoas também podem, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, no Brasil e no Japão, ou seja, todos temos acesso às nuvens uma vez que elas estão disponíveis no céu.
É assim que funciona o Cloud Computing, ou como também é conhecido, “Computação em Nuvem”. Um termo que surge em torno de 2008 para se referir à idéia de utilizar a Internet como plataforma para escrever textos, mandar e receber e-mails, compartilhar arquivos em redes sociais, dentre outros, sem que seja necessário instalar softwares nas máquinas e salvar arquivos no disco rígido.
Seguindo o princípio da computação em grade, esses programas disponíveis na nuvem, possibilitam acessar arquivos em qualquer lugar do mundo e em qualquer computador, ou qualquer outra gadget, sendo apenas necessário estar conectado à Internet.
Ter acesso a arquivos e programas em um único sistema sem depender de uma plataforma é apenas uma das várias vantagens de utilizar o Cloud Computing.
Clique na imagem para aumentá-la
Quem acha que existe apenas um tipo de Cloud Computing, está enganado. São 4 os tipos diferentes dessa ferramenta.
Quem acha que existe apenas um tipo de Cloud Computing, está enganado. São 4 os tipos diferentes dessa ferramenta.
1) Privada: As nuvens privadas são exclusivas para apenas um usuário, sendo ele o responsável pelo conteúdo gerado naquele programa.
Ex: Gmail
2) Pública: As públicas, como o nome já diz, são aquelas em que todos têm acesso e os arquivos podem ser modificados por qualquer usuário.
Ex: Wikipedia
3) Híbrida: É a junção dos Cloud Computing públicos e privados. Aquele documento da nuvem restrita pode evoluir a partir de “outras nuvens”.
Ex: Google Wave
4) Comunidade: O Cloud é dividido por diversos usuários, sendo eles pertencentes a um grupo específico. Apenas os membros dessa comunidade têm acesso aos arquivos diponíveis.
Ex: Google Docs.
Por ser um serviço, os Cloud Computings têm segmentação para atender diferentes públicos. É segmentado em 5 tipos, que foram criados baseados em seus 4 tipos citados acima.
1) Infra-estrutura como Serviço (Infrastructure as a Service- IaaS): É o Cloud Computing tradicional, ou seja, ele oferece a capacidade daquele programa e espaço para arquivar documentos de acordo com as necessidades do cliente.
2) Plataforma como Serviço (Plataform as a Service – PaaS): É uma plataforma de serviços disponível no Cloud. As PaaS facilitam o gerenciamento de dados na segurança, na aplicação de serviços, criação de aplicativos, dentre outros. Tudo isso por um custo mínimo, sem ter os eventuais problemas de gerenciamento do software.
3) Desenvolvimento como Serviço (Development as a Service – DaaS): Faz com que seja possível a virtualização do desktop. É possível que os usuários utilizem sua área de trabalho em qualquer gadget.
4) Software como Serviço (Software as a Service – SaaS): É a utilização de um software pela Internet.
5) Comunicação como Serviço (Communication as a Service – CaaS): São hardwares e softwares utilizados por um grupo de usuários (empresas) gerenciados por terceiros, como: VoIP (Voice over IP), mensagens instantâneas, teleconferências, criação de planilhas e recursos utilizados em toda a empresa, a partir de uma base de serviços.
O CaaS oferece uma garantia na qualidade dos serviços prestados, tudo isso, a partir do “pay as you go”, ou seja, paga somente pelo tempo que o aplicativo é utilizado.
Alguns exemplos de serviços top of mind do segmento de Cloud Computing são: Google, Amazon Web Services (AWS), Flickr, Spotify, Windows Live, Dropbox, YouOS, G.ho.st, eyeOS e Zoho.
Cada um deles atende a uma necessidade diferente, no entanto, todos funcionam da mesma forma, a partir de compartilhamento de dados e acesso ilimitado online.
Google: O site Google é todo baseado em Cloud Computing. Todos os programas (Gmail, Google Wave, Google Docs, Google Maps, Orkut) estão disponíveis para os usuários e não necessitam de instalação. As informações deixadas no site são salvas na web e as atualizações estão a cargo do provedor.
Amazon Web Services: O AWS é um serviço que fornece ao usuário acesso programático à infra-estrutura de computação. É usado diretamente no site do Amazon.
O site disponibiliza vários serviços na Web, como: serviços de bloco de construção básicos que satisfazem as necessidades principais da maioria dos sistemas (armazenamento, computação, sistema de mensagens e conjuntos de dados). O risco que o usuário corre é no caso do site ficar fora do ar, ele não ter a possibilidade de consultar seus dados.
Flickr: O Flickr, também considerado uma rede de compartilhamento de fotos, é um site de hospedagem da web. É muito utilizado para divulgação de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações.
Spotify: É um serviço britânico que possibilita aos usuários escutar, trocar e baixar músicas via web. Esse serviço tem o aval das gravadoras do Reino Unido, por isso é completamente legalizado, mas não chegou ao Brasil ainda. As pessoas que conhecem e têm interesse no site, tentam burlar o cadastro para poder utilizar no Brasil.
Windows Live: O Windows Live oferece uma série de serviço como o Hotmail, que é uma conta de e-mail, o Pacote Office para ser usado pela web sem custo nenhum e o Web Messenger, um serviço de mensagens instantâneas, que é uma versão reduzida do MSN.
Dropbox: É um sincronizador de arquivos onde você coloca seus documentos, podendo acessar de qualquer gadget (iPad, Notebook, computador, iPhone).
EyeOS: Destinado para escritórios, é baseado na área de trabalho de um sistema operacional. O eyeOS oferece aplicações como um processador de texto, calendário, gerenciador de arquivos, navegador, calculadora, dentre outras ferramentas presentes no sistema operacional, tudo isso dentro de um navegador de Internet. Basta que o computador tenha acesso à Internet e a um browser, como por exemplo o Safari.
YouOS: É um Sistema Operacional para rodar na Internet. Todos os seus arquivos disponíveis no Desktop são arquivados no YouOS, possibilitando o acesso de sua mesa quando você precisar.
G.ho.st: Também é um Sistema Operacional todo criado para ser utilizado via Web. É muito funcional, já que pode ser acessado de qualquer computador.
Zoho: É um serviço predominantemente para escritórios, possibilitando ao usuário a elaboração de textos, edições de documento e planilhas via web.
Com previsão de crescimento de 60% até 2013 só no Brasil, o mercado de Cloud Computing ainda tem muito o que evoluir, já que, muitos ainda consideram essa ferramenta um pouco obscura. Hoje, 14,5% das empresas pretendem aplicar o Cloud em seu dia-a-dia, sendo que, 18% já utilizam de alguma forma de Cloud Computing.
Segue uma apresentação extra feita pelo grupo mostrando o uso de um serviço de Cloud Computing chamado Prezi: http://prezi.com/
Segue uma apresentação extra feita pelo grupo mostrando o uso de um serviço de Cloud Computing chamado Prezi: http://prezi.com/
Keywords: Cloud Computing, Plataforma, Cloud, Zoho, G.Ho.st, YouOs, EyeOs, DropBox, Windows Love, Google Docs, Spotify, Amazon Web Services, Sistema Operacional, compartilhamento, arquivos, armazenamento, nuvem computing, nuvem, computação em nuvem
Grupo: Érika Sayuri, Gabriela Rosário, Julia Martinez, Marcella Milani, Mila Rosas & Renato Melkonian
Grupo: Érika Sayuri, Gabriela Rosário, Julia Martinez, Marcella Milani, Mila Rosas & Renato Melkonian
giannis antetokounmpo shoes
ResponderExcluirlongchamp handbags
yeezy
chrome hearts store
supreme
supreme new york
moncler
supreme clothing
yeezy 700
yeezy