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segunda-feira, 4 de abril de 2011

Trabalho Web 2.0 - Games


O mercado de entretenimento tem reestruturado seus negócios baseado nos conceitos sociais de relação e colaboração. Assim, os games começam a se multiplicar de outra forma nas redes sociais e também nos smartphones.

Estes games, aplicativos vinculados às contas de redes sociais, rodam na própria interface da mesma, a partir da autorização do usuário. Desta forma, o social game, como é chamado, se configura como mais um nicho promissor no mercado do entretenimento e tende a crescer nos próximos anos. Uma das principais características da web 3.0 é a informação disponibilizada pelos usuários que é retida no banco de dados da empresa, facilitando o entendimento das diversas personalidades, podendo oferecer um serviço mais exclusivo e direto, e os social games muitas vezes colhem informações do usuário, que é coletada pela produtora.

Outro lado positivo deste nicho são os investimentos e custos bem inferiores aos das grandes indústrias de games, somados à possibilidade de trabalhar diretamente com o jogador.

Segundo a Folha de São Paulo, os social games, no Brasil, movimentaram R$ 200 milhões em 2010 e o país tem cerca de 25 milhões de jogadores – ou 73% dos usuários de redes sociais com mais de 15 anos. O cenário leva à projeção de 50% de alta no ano de 2011, chegando a R$ 300 milhões de giro.

“É um mercado que cresce na mesma proporção da audiência das redes sociais e tem um bom futuro. Uma coisa puxa a outra”, disse Alex Banks, diretor da comScore, empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para empresas da Internet.

Dentro deste mercado, existem diversas produtoras de social game, como a Crowdstar, Labpixies, Slide, Social Deck e Zynga.

Após essa breve explicação do segmento e dos players, vamos aos games, as estrelas do espetáculo. Vamos fazer uma breve análise das principais vantagens e desvantagens de seis grandes games sociais online.

Car Town

Características: Neste jogo, o usuário recebe um dinheiro inicial para começar a construir sua garagem e “tunar” seu carro, na medida que usuário vai completando trabalho mais simples, ele ganha experiência e dinheiro, surge assim mais opções para equipar seu carro e vencer competições dentro do game.

Vantagem: É um game novo, portanto é bom para os “marinheiros de primeira viagem” realizarem compras de créditos para adquirir itens especiais e “tunar” seus carros, já que a concorrência dentro do jogo é menor, facilitando esta mecânica de compra, diferente de outros jogos como por exemplo Mafia Wars. Outra vantagem (assim como quase todos os jogos de redes sociais online) é a interatividade, o usuário pode tirar fotos de seus carros e garagem e posta-las no mural do facebook, podendo até encontrar novos amigos para aumentar sua garagem

Desvantagem: Por ser um jogo novo, lançado em agosto de 2010, ainda existem alguns problemas técnicos, ainda faltam atualizações freqüentes e sofre com períodos de manutenção, além de alguns problemas na hora de carregar pistas para aumentar sua experiência. Pode-se citar a falta de usuários para tornar o jogo uma competição acirrada, é um jogo novo que promete crescer em número de usuários e qualidade, mas atualmente, por não ter muitos usuários, o jogo acaba virando monótono, ainda não possui uma dinâmica de jogo como Mafia Wars, CityVille, entre outros.

CityVille

Características: Em CityVille o usuário é convidado a criar e gerencial sua cidade, enfrentando desafios administrativos e do cotidiano de uma cidade. Na medida que o usuário vai aumentando seu nível, cada vez mais gifts ficam disponíveis para expandir sua cidade, além da possibilidade de compra de dinheiro virtual através do cartão de crédito.

Vantagem: Seu sucesso deve-se graças a sua interatividade e dinamismo. Assim como as grandes metrópolis, “a cidade não para”, isso define o que é CityVille. O usuário gerencia sua cidade e quando há algum problema, pede ajuda a algum amigo bondoso que ofereça uma lanchonete ou um cinema de graça, podendo aumentar seu círculo social. O imenso número de usuários deixa o jogo mais acirrado, exigindo mais de cada “prefeito”.

Desvantagem: No ponto de vista do usuário, o jogo vicia, e quando é um vício, o usuário começar a gastar dinheiro vivo para expandir sua cidade, é neste ponto que está a principal desvantagem do jogo, o gasto com créditos. Visto o enorme sucesso do CityVille,a Zynga (produtora do game) oferece novos edifícios e expansões por preços pra lá de altos e o usuário, desejando uma cidade incrementada, acaba gastando excessivamente para torná-la um império e impressionar todos seus amigos, então, cuidado! Pode ser muito ruim para o seu bolso.

FarmVille

Características: o jogo FarmVille é muito similar com CityVille, nascidos da mesma produto, a Zynga. No início, cada jogador ganha um pedaço de terra com um pouco de dinheiro para começar a montar sua horta, conforme os legumes vão crescendo em tempo real, o jogador colhe os frutos e ganha dinheiro e experiência, conforme a experiência aumenta, o nível do fazendeiro aumenta, tornando ele um forte jogador dentro do jogo.

Vantagem: Criado pela Zynga, FarmVille oferece vantagens similares ao CityVille, apenas o cenário e os produtos comercializados são diferentes, mas a mecânica de jogo é a mesma. A interatividade pioneira, seja postando no mural do facebook fotos da sua fazenda, doando itens para conquistar mais amigos,criar um avatar com sua cara e acumular moedas digitais (Farm Cash) foi um fator essencial para o sucesso do jogo.A competição com seus amigos para ver quem é o melhor fazendeiro também é uma vantagem do jogo, que se torna dinâmico e atrativo. Em resumo, administrar uma fazenda nunca foi tão divertido.

Desvantagem: O jogo (assim como CityVille), também é vicioso, e esse vício pode fazer com que o usuário gaste muito dinheiro vivo apenas para expandir sua fazenda, então é sempre bom ter um limite para que o usuário não queime todo seu dinheiro com FarmVille. Psicólogos também afirmam que FarmVille e outros jogos online podem ser considerados uma “droga” prejudicial a saúde, então cuidado para não fica doente de tanto jogar

Grepolis

Características: O jogador começa com apenas um território pequeno, é preciso muitas batalhas e alianças para expandir seu poderio e tornar-se um jogador influente no jogo. Passado na Grécia Antiga, Grepolis oferece gráficos mais elaborados e uma maior complexidade para completar seus objetivos.

Vantagem: Grepolis é um jogo complexo. Possui paisagens, guerras, feitiços, criação de animais, corte de madeiras, alianças militares e muita estratégia, é isso que torna o jogo atrativo, diferente de jogos mais simplórios, como FarmVille e Car Town, Grepolis exige concentração de seu usuário. Essa interatividade é maior quando é relacionado ao facebook, pois o usuário pode postar no mural que precisa de novas alianças ou que seu reino está crescendo. Administrar exército, cidade e criar estratégias, tornam o jogo altamente atrativo, justificando os milhões de usuários que possui.

Desvantagem: Grepolis também possui suas desvantagens, já que por ser um jogo complexo, é pesado, então pode encontrar problemas em alguns computadores, prejudicando a jogabilidade. Outra desvantagem é que existem muitos jogadores em nível alto, e como o objetivo do jogo é conquistar territórios, um novato vai encontrar dificuldades para crescer no jogo. Usuários comentam em fóruns que existem problemas com alguns itens e o acesso a territórios que são restritos a contas Premium (pagas).

Mafia Wars

Características: Neste jogo, o usuário é um mafioso que precisa cumprir tarefas como roubos, brigas com rivais e assassinatos, na medida que suas tarefas são bem sucedidas, o mafioso ganha poder e influencia podendo até adquirir propriedades como hotéis e cassinos.

Vantagem: Em Mafia Wars, o segredo é construir uma máfia cada vez maior e consequentemente, mais poderosa. Isso já é a grande vantagem do jogo, pois ele permite que o usuário convoque diversos amigos de redes sociais distintas, como MySpace, Facebook e por aplicativo de iPhone para formar uma grande Máfia, e essa interatividade resulta em missões especiais, prêmios secretos e dinheiro virtual, muito dinheiro virtual, portanto, quanto mais amigos o usuário conseguir reunir em uma Máfia, mais sucesso ele terá.

Desvantagem: Sua grande desvantagem é que existe um “gap” muito grande entre os jogadores que utilizam o cartão de crédito para comprar itens especiais, e os que jogam sem gastos, e isso desequilibra muito o jogo na hora de um confronto. Outra desvantagem é que é realmente preciso ter amigos dentro da máfia do usuário, caso contrario, o jogo fica sem graça e monótono.

Mind360

Características: Mindo360 surgiu com a ajuda de psicólogos para desenvolver um jogo para melhorar o desempenho mental. Para jogar, basta o usuário se cadastrar e jogar os diversos games disponíveis no site, podendo escolher uma categoria em específico.

Vantagem: O grande benefício de Mind360 é que é um jogo que exercita a mente, desde um desing agradável até uma fácil jogabilidade, Mind360 é focado em estimular o exercício cerebral, melhorando a memória e o raciocínio. É possível escolher qual categoria de jogo se adéqua melhor ao seu estilo, pode ser “Memory”, “Attention” , “Logic & Reasoning”, “Visual Perception” e “Executive Function”. Existe também um ranking geral para saber a sua colocação em relação a amigos e concorrentes no jogo. Mesmo sendo um jogo voltado para o exercício mental, Mind360 oferece a ajuda de um personal trainer virtual para te dar um empurrãozinho na hora de terminar um exercício, o que faz desse jogo uma ótima opção para quem procura exercitar sua mente.

Desvantagem: Para jogar mind360, é preciso entrar no site do jogo, ou seja, ainda não possui interatividade com redes sociais, diferente dos outros games citados acima que depende das redes sociais para serem bem sucedidas, portanto, Mind360 poderia conquistar um alcance maior de usuários se investisse mais nas redes sociais, seria essa a grande desvantagem de Mind360.

Para concluir, os social games estão em uma ascensão vertiginosa, aliam cada vez mais os conceitos de web 2.0 e web 3.0, como a interatividade e conectividade sem barreiras com a coleta de dados do jogador para um uso posterior, portanto podemos esperar lançamentos de jogos que podem revolucionar a web como nunca foi visto.

Keywords: social, games, Mafia Wars, Farmville, Grepolis, Car Town, Mind360, Facebook, jogos, redes sociais, online, web 2.0.

Integrantes: Gustavo Eduardo Mello Córdova, Nicholas Baumgartner Yamada, Patrick Turtchin, Rafael Matijewitsch Barnez, Raphael Carvalho Castanheira e Renan Silva Meschiatti

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