Já procurou algo no Google e obteve logo nos primeiros resultados um site em que alguém perguntou exatamente aquilo, mas para outras pessoas? Era provavelmente o Yahoo! Answers, o mais famoso serviço de perguntas e respostas na internet, mas não o único. Existem diversos sites/redes sociais com o mesmo objetivo, chamados de Q and A (Questions and Answers) em que os usuários tiram suas dúvidas (ou pelo menos tentam) uns com os outros. O professor John Logie da Universidade de Minnesota explica o que são estes sites e porque são usados no vídeo abaixo: www.youtube.com/watch?v=5SPNFIznahk
O serviço do Yahoo!, mais conhecido por todos, é talvez o mais abrangente, pois basta ter uma conta no site que é possível responder a qualquer pergunta, sobre qualquer tema e de qualquer pessoa, inclusive de forma anônima. Apesar da infinidade de temas (que podem ser filtrados), da presença em vários países e do destaque dado para a melhor resposta escolhida pelos usuários, o Yahoo! Answers peca pela falta de interação com qualquer rede social e pela falta de credibilidade, já que poucos respeitam a diretriz de indicar a fonte de origem da informação publicada, além do anonimato e da alta freqüência de piadas como respostas, constantemente votadas como melhor opção, vide www.funnyyahooquestions.com/.
Perguntas também podem ser feitas no Fluther, especializado em conseguir respostas rápidas feitas para as pessoas certas. A plataforma fundada em 2007, e que se juntou ao Twitter em 2010, publica as perguntas feitas automaticamente na timeline dos usuários com maior conhecimento sobre o assunto e tem uma equipe de moderadores voluntários para filtrar publicações, evitar ruídos e elevar a qualidade das informações compartilhadas. Quem pergunta só precisa ser cuidadoso com assuntos particulares, pois com a ferramenta de direcionamento as perguntas não ficam apenas entre amigos, e chegam a quem a base de dados considera um potencial especialista no assunto.
Há também o Quora, rede fundada por antigos funcionários do Facebook, que funciona como clube restrito e só participa quem é convidado em busca da qualificação das respostas obtidas, nunca anônimas. O site tem uma estrutura social similar ao Twitter, em que se acumula seguidores em um perfil. O Ask For Answer também tem a pretensão de ser “mais social” e possibilita maior interação entre usuários, com perguntas feitas ao seu grupo de amigos ou até a uma pessoa em especial. A integração com Facebook e Twitter é outro ponto forte, que permite propagar a pergunta feita para uma comunidade maior.
Outra opção com diferencial chamativo é a Mahalo.com, em que os usuários competem entre si para dar a melhor resposta já que esta vale uma recompensa. O tema é livre, as respostas tem prazo definido para serem enviadas e há a possibilidade de pagar para uma questão ter prioridade nas respostas.
Finalmente, o Travellr é um Q and A temático, feito para que viajantes ao redor do mundo tirem suas dúvidas sobre os destinos que vão visitar, o que fazer, onde se hospedar, etc. E também para que os mesmos ajudem outros turistas que chegarão à sua cidade ou a um lugar já visitado. As repostas costumam ser confiáveis e coerentes, já que o público realmente se interessa pelo assunto discutido. O site foi comprado por uma empresa australiana de seguros de viagem como estratégia de mídia.
Buscar respostas e conselhos através de outras pessoas e amigos na internet é uma tendência e está muito conectada ao conceito de Web 2.0 em que o conteúdo é gerado pelo mesmo grupo de pessoas a que é destinado. O próprio Facebook acaba de lançar uma ferramenta Q and A em forma de enquete que pode ser destinada aos amigos e utilizadores da rede social. Os serviços de Q and A fazem os internautas voltar um pouco no tempo, quando não havia Google para conseguir respostas, e a opinião de amigos, familiares e conhecidos era o que valia, com uma única diferença de que agora é possível consultar ao mundo inteiro.
GRUPO Marcas - 5B:
ALINE SCHLOSSER CUNHA
FERNANDA SABA MACHADO
JULIANA SATIE MISAWA
LUCAS QUINTAS DE CAMPOS MOREIRA
PEDRO LUGATTO CINQUINI
VIVIAN MONTEIRO LARSEN
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