As mídias sociais acabaram formando um vasto setor extremamente lucrativo para as empresas que aprenderam a utilizar essa ferramenta como um ponto positivo para si. Dentro do setor de mídias sociais, diversos grupos estratégicos, ou seja, redes que utilizam a mesma estratégia foram sendo criados. Como, por exemplo, as mídias sociais de comunicação, de colaboração, entretenimento entre outras. Esses conceitos não são excludentes, ou seja, uma rede social pode pertencer a diferentes segmentos ao mesmo tempo. Um segmento que vem se destacando notavelmente devido ao crescimento de players e principalmente de usuários, são as mídias sociais multimídias, isto é, redes sociais voltadas para o compartilhamento de algo específico, seja esse fotos, vídeos ou músicas. O compartilhamento de fotos tornou-se extremamente popular devido a sua facilidade de publicação e vantagem de organização das fotos e também da impressão desses arquivos. Este segmento embora obtenha diversos players, ainda possui uma estrutura enxuta uma vez que a maioria de usuários encontra-se em dois grandes competidores, são eles o Flickr e o Picasa Web. Desenvolvido pela empresa canadense Ludicorp em 2002 o Flickr possui atualmente estrondosos números de 5 bilhões de imagens publicadas. Adquirido pela empresa Yahoo Inc. no ano de 2005, essa rede social tem um número médio de 5.000 uploads por minuto. Pode-se afirmar que sua principal vantagem é a facilidade de upload de imagens, uma vez que pode-se publicar dos maios diversos meios, como aplicativo de desktop, navegador ou até mesmo de dispositivos móveis como por exemplo o Iphone. Além disso, a organização das imagens é muito simples uma vez que o Flickr faz uso das tags para facilitar o agrupamento e a localização das fotos podendo ainda dividi-las em conjuntos e em grupos. Um fato que incomoda muitos usuários é a limitação de uploads. O Flickr oferece dois tipos de programas: o Pro, com número ilimitado de fotos, porém com o preço de R$ 45,00 por ano. A opção free oferece a visualização das últimas 200 fotos publicadas pelo usuário no site, para muitos usuários esse número pode ser bem restrito; .
Outra rede social de multimídia muito famosa é o Picasa Web, um serviço gratuito do Google derivado do programa Picasa. Com uma estrutura semelhante ao Flickr, essa rede social multimídia encontra-se na sua versão 3.8 com diversos recursos. Além de possibilitar o compartilhamento de fotos, permite a correção e edição das imagens e também detém a ferramenta Face Movie, no qual o usuário pode criar um vídeo com imagens cheio de transições, música e legendas. De todos os recursos do Picasa Web o mais genial de todos é o Geo-tag. Esse aplicativo permite a marcação geográfica das suas imagens através do Google Maps, podendo também adicionar imagens em mapas (e também o contrário, mapas em imagens) e criar Geo-tags nos seus álbuns de fotos. A seguir um vídeo criado pelos Geeks on Tour, que explicam um pouco mais a fundo sobre essa ferramenta.
Além dessas duas redes, vale destacar a Divvyshot, sua proposta é bastante semelhante com a do Flickr, pois uma pessoa cria um “event” para adicionar fotos de uma determinada ocasião, e outras pessoas podem também adicionar fotos a ele. Assim, como o Flickr e o Picasa Web, oferece grande facilidade para quem queira ser um novo usuário, indicando passo a passo do processo. Além disso, ele resolve um grande problema do compartilhamento de fotos, a privacidade. Ele permite que após a publicação das fotos, seja colocado condições de acesso. Outro ponto forte, é seu alto nível de tecnologia, já que permite compatibilidade e compartilhamento com outras plataformas, como por exemplo o Iphone. O Facebbok percebeu esse grande potencial tecnológico e em 2010 comprou a Divvyshot .
Se formos avaliar essas três redes podemos dizer que o ponto forte do Flickr é seu reconhecimento, já que está há bastante tempo no mercado, assim, muitas pessoas fazem parte dessa comunidade, atraindo seus amigos para a mesma. Já o Picasa Web, por ser um serviço da Google, permite um maior “cruzamento” de informações, atribuindo uma maior inteligência ao serviço. Por fim, o Divvyshot, mostra um grande potencial de desenvolvimento, pois além de já ser reconhecido pelo alto nível de tecnologia, poderá aperfeiçoar ainda mais seus serviços, após ter sido adquirido pela grande empresa Facebook. No entanto, levando em consideração aspectos negativos, podemos dizer que no Picasa web alguns anúncios aparecem, incomodando os usuários. Como supracitado, o Picasa Web é um serviço do Google, dessa maneira em algumas situações alguns anúncios são inseridos em álbuns online, o que pode enfurecer quem esteja visitando o site. Outro ponto negativo é que o plano grátis do Picasa web permite o armazenamento de apenas 1GB de arquivos, que assim como o Flickr pode ser considerado um número extremamente cingido de imagens. A limitação de espaço e a demora do dowload são muitas vezes o s maiores problemas desses sites.
Existem ainda, muitas outras empresas que permitem o compartilhamento de fotos. O Fotolog foi uma das primeiras empresas a disponibilizar esse serviço, com o grande crescimento dos blogs, viu-se a necessidade de um espaço que facilitasse o upload de fotos ( no início o serviço era bastante limitado, sendo possível apenas postar uma foto por dia). Com o passar do tempo, muitas empresas foram surgindo para aperfeiçoar cada vez mais o compartilhamento de fotos, uma delas é a Expono, que veio com a promessa de permitir uma maior organização e disponibilização de informação ( http://www.expono.com/). A Kodak, que tinha como seu negócio principal o filme para câmeras fotográficas analógicas, teve que responder à revolução da câmera digital diversificando seu negócio, e também criou uma rede que permite o compartilhamento de fotos, a Kodak Gallery (http://www.kodakgallery.com/ ) permite ao seu usuário o upload de 400 fotos por vez , a personalização dos álbuns e impressão deles. A Photobucket (http://photobucket.com/ ) , também permite o compartilhamento e armazenamento de fotos, concedendo várias ferramentas e efeitos para o usuário brincar com suas fotos, além de uma versão móvel e da possibilidade de compartilhar em diversas redes sociais seu álbum finalizado. Há ainda as grandes redes sociais, como o Orkut e Facebook, que perceberam a importância de oferecer dentro de sua rede um espaço para o compartilhamento de fotos, acrescidos de ferramentas para melhorar esse serviço. Um exemplo disso é o fato de o Orkut ter permitido no inicio apenas 12 fotos por perfil e hoje em dia ter ampliado significantemente esse numero e ainda, oferecer espaço para comentários embaixo das fotos, tags, entre outros.
Independente de algumas limitações e alguns pontos negativos, o importante é ressaltar que hoje em dia, pode-se criar diversos álbuns fotográficos online com várias imagens sem nenhum custo, e ainda, a web 2.0 permite grande interação e formação de relacionamento por meio dessas comunidades. As redes sociais de multimídia exercem um fator interessante no nosso dia-a-dia: deixa registrado momentos de nossas vidas, algo que mil palavras não poderiam explicar.- Key-words: Fotos; Compartilhamento; Rede; Compartilhamento de fotos; Picasa; Picasa Web; Flickr; Divyshot; Fotolog; Expono; Kodak; Kodak Gakkery; Photobucket; Upload.
- Integrantes: João Henrique Valentim, Leandro Alleoni, Maria Cláudia Coelho, Renata Janotti, Thais Giorgi e Vitoria Wust
Nenhum comentário:
Postar um comentário