Um ótimo exemplo é o do americano Scott Wilson, especializado em designe de objetos. Sua idéia foi a de produzir pulseiras que ao serem acopladas ao Ipod Nano se tornam relógios bem modernos e bonitos. Ele teria algumas opções para procurar recursos, poderia tentar algum apoio da própria Apple, para ajudar na produção. Também poderia pedir um empréstimo no valor de 15 mil dólares para uma instituição financeira, mas optou por uma outra alternativa.
Ele cadastrou sua invenção no "www.kickstarter.com", o qual faz divulgações de inovações e solicitou a contribuição de quem acreditasse na idéia, ou simplesmente tivesse gostado do produto. Não poderia ser classificado como uma doação, visto que quem desse no mínimo 25 dólares iria ganhar um. Para quem fornecesse um valor maior, as recompensas poderiam chegar a versões diferenciadas e personalizadas. Só havia uma condição para que as pessoas recebessem a recompensa: era preciso que fosse arrecadado no mínimo 15 mil dólares. Ao contrário, o dinheiro seria devolvido e a idéia engavetada.
O resultado: ele conseguiu em torno de 941,7 mil dólares, pode ainda fazer um ótimo teste quanto `a aceitação do produto e vendeu muito bem a primeira leva. Aqueles que investiram na idéia, também tiraram vantagem, levaram o relógio com um valor bem abaixo do que ele viria custar depois.
Pelo visto a Internet está mudando até mesmo o estilo de se fazer negócio, incentivando a inovação e fazendo com que todos saiam ganhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário