Com características bem definidas, a Web 2.0 oferece aos usuários serviços gratuitos, como é o caso do Facebook, Twitter e Youtube, abertos para qualquer internauta que aceite os termos de uso, e que possibilitam conectividade entre pessoas. Um outro ponto significativo é o alto envolvimento dos usuários, que podem dividir informações de forma rápida e efetiva através de redes sociais e blogs, não se restringindo a sites pessoais, como ocorria na Web 1.0.
Um exemplo dessa evolução tecnológica são as tão comentadas redes sociais, serviços disponibilizados na plataforma, onde o conteúdo colaborativo, ou seja, feito por diferentes usuários, é o grande diferencial se comparado à Web 1.0. Elas surgiram a fim de melhorar a interação entre pessoas, facilitando a comunicação e compartilhamento de idéias. Podem ser compostas por pessoas ou organizações que partilham de valores e objetivos comuns, e se revelam grandes fontes de pesquisa, informação e notícias.
O Orkut é uma rede social criada por Orkut Büyükkökten, engenheiro turco da Google. Segundo o ranque de tráfego do Alexa.com, o site ocupa a posição 106, e os maiores usuários são brasileiros e indianos.
Apesar de tamanha força nesses dois países, o Orkut perdeu a liderança para a rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, que vem dominando cada vez mais usuários ao redor do mundo.
Vantagens:
- fácil de mexer;
- grande número de usuários brasileiros;
- fácil acesso aos aplicativos.
Desvantagens:
- layout permanece sempre o mesmo (tanto na página inicial quanto no perfil);
- privacidade restrita (no Orkut não é possível personalizar tanto a privacidade quanto no Facebook);
- inúmeros perfis “fakes”;
- poucos aplicativos;
- a modernização do layout, para se assimilar ao seu concorrente, fez com que o Orkut perdesse sua identidade, e com isso muitos membros.
O Friend Feed é uma rede social que agrupa todos os conteúdos e ações publicados por seus amigos em diversos sites (Blog, Twitter, Facebook, etc). Ele reúne essas informações em pequenas entradas seguidas do link, e você escolhe vê-las ou não por relevância, por exemplo “Rafael publicou no Twitter – link” “ Camila atualizou o blog – link”.
Vantagens:
- é um resumo de todas as publicações dos seus amigos;
- você escolhe ver o conteúdo de acordo com a relevância.
Desvantagens:
- O Friend Feed pode ser comparado com o Facebook, porém ele é menos divulgado e tem menos usuários o que o torna menos popular conseqüentemente, fator indispensável para um rede social ser efetiva.
Anybody out there é uma rede social que promove a interação entre usuários que queiram debater sobre determinado assunto. Funciona como um sistema de busca, no qual você escreve uma frase sobre algo que gostaria de partilhar, e o sistema, através de palavras-chave procura um usuário com o mesmo interesse no tema. Resumindo, ele funciona como uma resposta humana para perguntas, sentimentos e dúvidas, através de um chat instantâneo.
Vantagens:
- você recebe uma resposta humana para determinada pergunta/pensamento;
- a conversação ocorre de forma instantânea;
- permite realizar o login com sua conta de usuário do Facebook;
- permite compartilhar seus “posts” no Twitter.
Desvantagens:
- a busca não é extremamente efetiva;
- não permite compartilhar links externos (fotos ou vídeos);
- sistema de busca falho, pouco filtrado;
- plataforma de comunicação lenta.
O Digg é uma rede social para as pessoas descobrirem e compartilharem conteúdo existente em qualquer lugar da web. Os conteúdos são publicados por usuários normais, seguidos por uma votação para designar os melhores assuntos. Os mais votados vão para a página inicial do Digg em ordem de preferência e segmentados por temas, fazendo com que todos os usuários tenham acesso e possam discutir sobre o post em fóruns de discussão.
O site também está associado ao Facebook, e os conteúdos compartilhados no Digg podem aparecer na sua página inicial do Facebook.
Segundo o Alexa.com, o Digg ocupa a posição 135 no ranque de tráfego mundial.
Vantagens:
- Traz para a superfície da internet os melhores temas escolhidos;
- o ranque é feito de uma forma justa, de acordo com o interesse dos usuários, já que as pessoas determinam o valor do conteúdo;
- é possível avaliar qual o interesse comum entre as pessoas, servindo como uma boa fonte de pesquisa;
- propõe a promover fóruns de discussão, o que permite ver a opinião de diversas pessoas sobre determinado assunto.
Desvantagens:
- passou por uma reformulação de design, restringindo a autonomia do usuário.
O Reddit é um serviço similar ao Digg, no qual os conteúdos são publicados por usuários, e a votação define quais artigos devem aparecer na pagina inicial do site. Além disso, o Reddit conta também com comunidades de assuntos específicos, como filmes, música, arte, possibilitando uma segmentação de temas e interesses.
Vantagens:
- Os usuários recebem pontos (o carma) por postar artigos interessantes;
- Contém subcomunidades (subreddits), destinadas a temas específicos como cinema, ciência, política, etc.;
- Tem um sistema de bloqueio de spam.
Desvantagens:
- equipe bastante pequena com apenas 10 funcionários;
- layout mal elaborado não facilita a interação do usuário.
O Facebook é uma rede social criada por Mark Zuckerberg, estudante de Harvard. No inicio, o site era destinado apenas aos alunos da universidade, e com o passar do tempo foi se estendendo para diversas outras universidades nos estados unidos, seguido de empresas, até atingir um número exuberante de diferentes tipos de usuários.
A rede social é destinada a criação de perfis para compartilhar seus principais interesses, experiências pessoais e profissionais, manter o relacionamento com amigos, conhecer novas pessoas, partilhar comunidades e trocar mensagens com outros usuários. O Facebook, hoje é a rede social com maior número de fotos nos Estados Unidos, ultrapassando o Flickr (site destinado a fotografia), e sua penetração é muito mais significativa na América do Norte (69%), África Central (67%) e América Latina (58%).
Vantagens:
- é a rede social que mais cresce no mundo, atingindo diversos tipos de usuários;
- inúmeros aplicativos;
- as páginas do site são dinâmicas e incitam a interação do usuário a todo momento;
- as configurações de privacidade são completamente alteráveis;
- é uma ótima ferramenta de marketing e pesquisa, já que suas preferências podem ser obtidas através de comunidades e testes online.
Desvantagens:
- difícil acesso aos aplicativos (permissão aos seus dados);
- violação das regras de privacidade. O Facebook guardava as informações dos utilizadores, que antigamente só podiam desativar a conta e não apagá-las, como podem fazer hoje.
O Myspace é uma das maiores redes sociais dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de usuários. É uma rede muito elaborada, possuindo um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. Pelo fato de hospedar MP3, o Myspace se tornou a rede social referência para bandas e músicos, fazendo com que suas páginas funcionassem como uma espécie de site oficial da banda.
Vantagens:
- Myspace IM é um mensageiro instantâneo não ligado ao Microsoft Windows (o usuário entra com o e-mail da conta do Myspace);
- Myspace TV serviço semelhante ao do Youtube, destinado a publicação de vídeos;
- MySpace News, serviço que permite que você mande feeds e receba notícias. Assim como o Digg e Reddit, permite aos usuários ranquear cada matéria por votação, e as mais votadas vão para o topo da página.
O Del.icio.us é um site desenvolvido no ano de 2003 por Joshua Schachter, que logo depois, no ano de 2005 foi comprado pelo Yahoo. O site oferece um serviço que permite você pesquisar e adicionar bookmarks sobre diversos assuntos, sendo mais que um site de buscas, ele serve como uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites favoritos, para que você tenha acesso mais fácil a eles. Nesta rede social, você pode compartilhar seus bookmarks com amigos, e poder ver os deles também.
Vantagens:
- você pode pesquisar sobre vários assuntos;
- fazer lista de presentes;
- pode acompanhar websites que tratem dos seus assuntos preferidos.
Desvantagens:
- as informações do site são mal organizadas, deveriam ser separadas por assuntos e agrupadas conforme seus temas para facilitar a leitura, acesso e busca.
O Twitter é uma rede social na qual os usuários podem compartilhar pensamentos, frases, e links dentro de um limite de 120 caracteres. Essas mensagens são exibidas no perfil pessoal de cada usuário em tempo real, e enviadas também aos outros usuários seguidores.
Através do Trending Topics, uma lista dos nomes/assuntos mais falados na rede social em um determinado tempo, é possível ver os assuntos mais comentados por áreas, como no mundo inteiro, países, ou cidades. A ferramenta de Retweet permite que você possa disseminar para os seus seguidores o conteúdo compartilhado por alguém que você segue, trazendo conhecimento mutuo sobre determinado assunto.
Vantagens:
- é uma fonte de informações que chega diretamente a você;
- você seleciona de quem quer receber feeds, podendo segmentar a fonte;
- existe a possibilidade de uma comunicação individual com determinado usuário;
- os trending topics revelam os assuntos que mais estão sendo falados na rede social, fazendo com que você se informe sobre os temas;
- é uma ótima forma de pesquisa, já que as pessoas publicam coisas que sentem, conteúdos relevantes para as mesmas.
Desvantagens:
- o limite é de 140 caracteres por mensagem;
- o site permite somente a divulgação de conteúdo em forma de texto e links (não é possível compartilhar vídeos e fotos se não for através de links).
Key words: redes sociais / web 2.0 / interação dos usuários
Grupo: Carolina Borges Frateschi, Carolina Magalhães Gil Fernandez, Fernanda Paciléo Trevisan, Jéssica Gismene Uga, Laura Tallarida Serra Martins, Nara Mayumi Ide Capobianco Flora.
Vantagens:
- é um resumo de todas as publicações dos seus amigos;
- você escolhe ver o conteúdo de acordo com a relevância.
Desvantagens:
- O Friend Feed pode ser comparado com o Facebook, porém ele é menos divulgado e tem menos usuários o que o torna menos popular conseqüentemente, fator indispensável para um rede social ser efetiva.
Anybody out there é uma rede social que promove a interação entre usuários que queiram debater sobre determinado assunto. Funciona como um sistema de busca, no qual você escreve uma frase sobre algo que gostaria de partilhar, e o sistema, através de palavras-chave procura um usuário com o mesmo interesse no tema. Resumindo, ele funciona como uma resposta humana para perguntas, sentimentos e dúvidas, através de um chat instantâneo.
Vantagens:
- você recebe uma resposta humana para determinada pergunta/pensamento;
- a conversação ocorre de forma instantânea;
- permite realizar o login com sua conta de usuário do Facebook;
- permite compartilhar seus “posts” no Twitter.
Desvantagens:
- a busca não é extremamente efetiva;
- não permite compartilhar links externos (fotos ou vídeos);
- sistema de busca falho, pouco filtrado;
- plataforma de comunicação lenta.
O Digg é uma rede social para as pessoas descobrirem e compartilharem conteúdo existente em qualquer lugar da web. Os conteúdos são publicados por usuários normais, seguidos por uma votação para designar os melhores assuntos. Os mais votados vão para a página inicial do Digg em ordem de preferência e segmentados por temas, fazendo com que todos os usuários tenham acesso e possam discutir sobre o post em fóruns de discussão.
O site também está associado ao Facebook, e os conteúdos compartilhados no Digg podem aparecer na sua página inicial do Facebook.
Segundo o Alexa.com, o Digg ocupa a posição 135 no ranque de tráfego mundial.
Vantagens:
- Traz para a superfície da internet os melhores temas escolhidos;
- o ranque é feito de uma forma justa, de acordo com o interesse dos usuários, já que as pessoas determinam o valor do conteúdo;
- é possível avaliar qual o interesse comum entre as pessoas, servindo como uma boa fonte de pesquisa;
- propõe a promover fóruns de discussão, o que permite ver a opinião de diversas pessoas sobre determinado assunto.
Desvantagens:
- passou por uma reformulação de design, restringindo a autonomia do usuário.
O Reddit é um serviço similar ao Digg, no qual os conteúdos são publicados por usuários, e a votação define quais artigos devem aparecer na pagina inicial do site. Além disso, o Reddit conta também com comunidades de assuntos específicos, como filmes, música, arte, possibilitando uma segmentação de temas e interesses.
Vantagens:
- Os usuários recebem pontos (o carma) por postar artigos interessantes;
- Contém subcomunidades (subreddits), destinadas a temas específicos como cinema, ciência, política, etc.;
- Tem um sistema de bloqueio de spam.
Desvantagens:
- equipe bastante pequena com apenas 10 funcionários;
- layout mal elaborado não facilita a interação do usuário.
O Facebook é uma rede social criada por Mark Zuckerberg, estudante de Harvard. No inicio, o site era destinado apenas aos alunos da universidade, e com o passar do tempo foi se estendendo para diversas outras universidades nos estados unidos, seguido de empresas, até atingir um número exuberante de diferentes tipos de usuários.
A rede social é destinada a criação de perfis para compartilhar seus principais interesses, experiências pessoais e profissionais, manter o relacionamento com amigos, conhecer novas pessoas, partilhar comunidades e trocar mensagens com outros usuários. O Facebook, hoje é a rede social com maior número de fotos nos Estados Unidos, ultrapassando o Flickr (site destinado a fotografia), e sua penetração é muito mais significativa na América do Norte (69%), África Central (67%) e América Latina (58%).
Vantagens:
- é a rede social que mais cresce no mundo, atingindo diversos tipos de usuários;
- inúmeros aplicativos;
- as páginas do site são dinâmicas e incitam a interação do usuário a todo momento;
- as configurações de privacidade são completamente alteráveis;
- é uma ótima ferramenta de marketing e pesquisa, já que suas preferências podem ser obtidas através de comunidades e testes online.
Desvantagens:
- difícil acesso aos aplicativos (permissão aos seus dados);
- violação das regras de privacidade. O Facebook guardava as informações dos utilizadores, que antigamente só podiam desativar a conta e não apagá-las, como podem fazer hoje.
O Myspace é uma das maiores redes sociais dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de usuários. É uma rede muito elaborada, possuindo um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. Pelo fato de hospedar MP3, o Myspace se tornou a rede social referência para bandas e músicos, fazendo com que suas páginas funcionassem como uma espécie de site oficial da banda.
Vantagens:
- Myspace IM é um mensageiro instantâneo não ligado ao Microsoft Windows (o usuário entra com o e-mail da conta do Myspace);
- Myspace TV serviço semelhante ao do Youtube, destinado a publicação de vídeos;
- MySpace News, serviço que permite que você mande feeds e receba notícias. Assim como o Digg e Reddit, permite aos usuários ranquear cada matéria por votação, e as mais votadas vão para o topo da página.
Desvantagens :
- boletins (recados publicados para todos os usuários verem), são apagados em 10 dias;
- a lentidão do site é constante devido a manutenção realizadas nos servidores e ao alto tráfego de usuários;
- a personalização é permitida sem restrições no layout do Myspace, o que pode gerar confusão e desorientação;
- alguns perfis do Myspace fazem navegadores trancar, devido à estruturas CSS mal formada, resultado de usuários que colocam muitos vídeos e programas Flash nos seus perfis.
- boletins (recados publicados para todos os usuários verem), são apagados em 10 dias;
- a lentidão do site é constante devido a manutenção realizadas nos servidores e ao alto tráfego de usuários;
- a personalização é permitida sem restrições no layout do Myspace, o que pode gerar confusão e desorientação;
- alguns perfis do Myspace fazem navegadores trancar, devido à estruturas CSS mal formada, resultado de usuários que colocam muitos vídeos e programas Flash nos seus perfis.
O Del.icio.us é um site desenvolvido no ano de 2003 por Joshua Schachter, que logo depois, no ano de 2005 foi comprado pelo Yahoo. O site oferece um serviço que permite você pesquisar e adicionar bookmarks sobre diversos assuntos, sendo mais que um site de buscas, ele serve como uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites favoritos, para que você tenha acesso mais fácil a eles. Nesta rede social, você pode compartilhar seus bookmarks com amigos, e poder ver os deles também.
Vantagens:
- você pode pesquisar sobre vários assuntos;
- fazer lista de presentes;
- pode acompanhar websites que tratem dos seus assuntos preferidos.
Desvantagens:
- as informações do site são mal organizadas, deveriam ser separadas por assuntos e agrupadas conforme seus temas para facilitar a leitura, acesso e busca.
O Twitter é uma rede social na qual os usuários podem compartilhar pensamentos, frases, e links dentro de um limite de 120 caracteres. Essas mensagens são exibidas no perfil pessoal de cada usuário em tempo real, e enviadas também aos outros usuários seguidores.
Através do Trending Topics, uma lista dos nomes/assuntos mais falados na rede social em um determinado tempo, é possível ver os assuntos mais comentados por áreas, como no mundo inteiro, países, ou cidades. A ferramenta de Retweet permite que você possa disseminar para os seus seguidores o conteúdo compartilhado por alguém que você segue, trazendo conhecimento mutuo sobre determinado assunto.
Vantagens:
- é uma fonte de informações que chega diretamente a você;
- você seleciona de quem quer receber feeds, podendo segmentar a fonte;
- existe a possibilidade de uma comunicação individual com determinado usuário;
- os trending topics revelam os assuntos que mais estão sendo falados na rede social, fazendo com que você se informe sobre os temas;
- é uma ótima forma de pesquisa, já que as pessoas publicam coisas que sentem, conteúdos relevantes para as mesmas.
Desvantagens:
- o limite é de 140 caracteres por mensagem;
- o site permite somente a divulgação de conteúdo em forma de texto e links (não é possível compartilhar vídeos e fotos se não for através de links).
O site Alexa.com, pertencente a Amazom, oferece um serviço que mede quantos usuários de Internet visitam sites da web, além de vários detalhes de determinados sites. Analisando algumas redes sociais, é possível verificar o ranking de tráfego mundial, como se mensurássemos a popularidade do site. De acordo com o Alexa.com, a tabela abaixo mostra as redes sociais e suas respectivas posições no ranking de tráfego.
As redes sociais vieram para mudar o conceito de interatividade entre usuários. São inúmeros serviços destinados a diversas funções, no qual milhares de membros estão conectados a todo momento, através de computadores ou smartphones.
O potencial desses serviços são imensos e seus impactos significativos, tanto no âmbito social, político, religioso e comercial, como por exemplo na campanha de eleição de Barack Obama e a guerra na Líbia.
Essa é a nova geração, a geração da internet, das mídias sociais, que não se limitam a trocas de informações triviais, mas que são capazes de espalhar notícias e mobilizar massas.
Vídeos Referência
We All Want to Be Young
Essa é a nova geração, a geração da internet, das mídias sociais, que não se limitam a trocas de informações triviais, mas que são capazes de espalhar notícias e mobilizar massas.
Vídeos Referência
We All Want to Be Young
http://www.youtube.com/watchv=ZidBmzFFSyk&playnext=1&list=PL46D5876BF059DAA5
O vídeo mostra como ao longo da evolução tecnológica, o comportamento e a cultura das pessoas mudaram de forma drástica. Conta também como se porta a nova geração de jovens, também conhecidos por geração Y, e os efeitos da internet sobre os mesmos.
The Altoids Curiously Strong Awards
http://www.youtube.com/watch?v=_yWLBA77Mic&feature=player_embedded
Através de uma música feita pela marca Altoids, o vídeo mostra todos os “tipos” e perfis de pessoas no Facebook, e tudo o que se faz na rede social, como postagem de fotos, compartilhamento de músicas, links, interação entre os usuários, e outros.
A Life on Facebook
http://www.youtube.com/watch?v=mCUCZCBso_w
O vídeo conta como o Facebook acompanha todos os momentos significativos da vida de alguém.
O vídeo mostra como ao longo da evolução tecnológica, o comportamento e a cultura das pessoas mudaram de forma drástica. Conta também como se porta a nova geração de jovens, também conhecidos por geração Y, e os efeitos da internet sobre os mesmos.
The Altoids Curiously Strong Awards
http://www.youtube.com/watch?v=_yWLBA77Mic&feature=player_embedded
Através de uma música feita pela marca Altoids, o vídeo mostra todos os “tipos” e perfis de pessoas no Facebook, e tudo o que se faz na rede social, como postagem de fotos, compartilhamento de músicas, links, interação entre os usuários, e outros.
A Life on Facebook
http://www.youtube.com/watch?v=mCUCZCBso_w
O vídeo conta como o Facebook acompanha todos os momentos significativos da vida de alguém.
Key words: redes sociais / web 2.0 / interação dos usuários
Grupo: Carolina Borges Frateschi, Carolina Magalhães Gil Fernandez, Fernanda Paciléo Trevisan, Jéssica Gismene Uga, Laura Tallarida Serra Martins, Nara Mayumi Ide Capobianco Flora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário