Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Trabalho Web 2.0 - sites de avaliações

Aqui o consumidor é o juiz


Devido à massiva quantidade de opções de produtos e serviços disponíveis ao consumidor, fazer a opção mais adequada para cada um tem se tornado uma demorada e estressante tarefa. Para ajudar a tomar uma decisão mais convicta, foram criadas páginas na internet que incentivam consumidores a compartilhar suas experiências.

Sites de avaliação e review tem se tornado cada vez mais comuns. Antes eram mais específicos, voltados para um determinado local, como atrações apenas em New York City, hoje é possível encontrar, em um mesmo site, avaliações acerca de diversas categorias, como atrações, restaurantes, informática, hotéis, ao redor do mundo inteiro, desde o popular Estados Unidos da America, até o mais exótico pais como a Tailândia.

Esses sites são interessantes por se tratarem de avaliações colaborativas feitas por pessoas que já utilizaram o produto ou serviço e que não tem nenhuma relação com empresas provedoras dos mesmos e, portanto, tem um valor significativo muito maior e mais honesto do que o comentário de alguém relacionado à empresa, como algum RP, ou algum jornalista que pode ter recebido algum benefício em troca da crítica positiva.

Além disso, consultar sites de avaliação tem tanta importância na hora da decisão do consumidor, quanto consultar um amigo que entende do assunto. O Instituto Forrester, especializado em pesquisa de mercado, identificou que os consumidores norte-americanos confiam, principalmente, em amigos para obter informações de produtos e serviços, e que entre os 10 meios mais procurados para se obter informações, 5 deles estão relacionados com sites de avaliações, ou avaliações feitas por usuários do produto e publicadas online.

No Brasil, esse tipo de site não é muito comum. O mais próximo encontrado por aqui são sites de reclamação, como o Reclame Aqui, que apresenta apenas avaliações negativas a respeito de empresas, e o Bondfaro que traz algumas avaliações de quem já usou alguns serviços. A maioria dos sites de compra online tem um espaço reservado para comentários de quem já adquiriu o produto, porém, esses métodos ainda são bastante limitados se comparados aos mais conhecidos ao redor do mundo. Existem também sites e blogs de pessoas especializadas em determinados assuntos, que constantemente trazem novidades e avaliações, como Gastrolândia, da consultora gastronômica Ailin Aleixo, que faz avaliações de restaurantes, principalmente em São Paulo mas também em países que visita.

Um dos sites mais populares para encontrar boas reviews é o ConsumerSearch, que avalia inúmeras categorias de produtos e serviços que vão desde hotéis até seguro para animais domésticos. Por seu constante desenvolvimento, já ganhou alguns prêmios que avaliam sites da Web. O site analisa todas as reviews encontradas a respeito de cada assunto e apresenta uma resenha com os pontos mais importantes. Por outro lado, o site apenas apresenta versão em inglês, o que dificulta interação com usuários que não dominam o idioma.

Existem diversos sites que envolvem diferentes categorias de diferentes maneiras, como:

Oyster: site de avaliação de hotéis: interessante por não apenas apresentar as opções, mas visitar os hotéis antes de avaliar. Traz fotos comparativas entre o que de fato tem no lugar e o que o site mostra em sua apresentação online. O problema é que existe poucas opções de cidades, apenas nos EUA, e em algumas ilhas turísticas.

MatterMeter: site em que as pessoas avaliam a importância de marcas e o porquê. Por permitir criticas, possibilita que as empresas melhorem seus serviços, e dessa forma agradem ainda mais seus clientes. Por outro lado, por permitir qualquer inserção, existe a possibilidade do público perder o foco (empresas) e avaliarem coisas aleatórias, como papel higiênico, que não acrescentam em nada ao intuito do site.

Plista: site de recomendação e personalização: voltado para publicidade na internet, ajuda anunciantes e editores a desenvolver soluções inovadoras que impactem melhor os consumidores. É interessante por facilitar comunicação orientada para melhores resultados de planejamento de publicidade. Porém é restrito à área da propaganda, e portanto, o público em geral não se beneficia diretamente do site.

Trip Advisor: site de avaliações de hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Além das avaliações, permite dar nota e, a partir destas, classifica as opções em um ranking. Devido ao site fazer traduções automáticas das avaliações, muitas delas tornam-se de difícil compreensão.

Cnet: avalia produtos eletrônicos, como celular, impressoras, entre outros. O site conta com

avaliação do editor, mas também dos usuários do produto. Estes, além de serem divididos por categoria, são divididos por operadora, quando é o caso, facilitando possíveis compradores a lerem apenas reviews que dizem respeito à operadora que vai lhe fornecer o serviço, ou para decidir qual operadora é a melhor opção. O único problema é que, assim como na maioria dos sites, só existe versão em inglês.

Gayot: site de avaliação feita por um grupo internacional de profissionais, alem da avaliação feita pelo público em geral, acerca de restaurantes, hotéis, viagens, automóveis, entre outros. Existe há mais de 40 anos, contendo mais de 20 mil restaurantes avaliados, por isso é bastante conhecido e apresenta avaliações fidedignas. Algumas categorias não possuem avaliação do público, o que pode diminuir a popularidade das reviews.

Para acompanhar a evolução tecnológica e as novas plataformas de conteúdo, já existem aplicativos para Smartphones que trazem avaliações de restaurantes em diversas cidades, além da possibilidade de localizar os mesmos na proximidade aos usuários famintos, como o Brasil Food, para que estes escolham a opção que mais agrada seu paladar ou o tamanho de sua fome.


Key-words: dúvidas, opinião, recomendação, avaliação, review


Antonio Beltran Katz
Bruno Helfenstein Nieto
Juliana Ferreira Marcondes de Salles
Lucas Belloti Prates
Priscilla Catão Abdulmassih Wood
Ricardo Guerreiro Picasso Cici

Nenhum comentário:

Postar um comentário