É muito comum termos nossos currículos cadastrados em um ou mais sites como Catho, Vagas, Nube, entre outros. Esses sites fazem a mediação de vagas entre empresas e interessados na posição, tudo isso virtualmente, se houver interesse eles agendam um encontro entre as partes envolvidas. Nestes sites os currículos podem ser cadastrados gratuitamente, porém recomenda-se pagar pelo serviço para garantir mais visibilidade para o currículo.
Os sites de publicação de currículos e as redes sociais profissionais são os meios mais rápidos e práticos de se criar e manter relacionamentos profissionais, pois elas disponibilizam ferramentas para as pessoas interagirem e se promoverem. A interação se dá de maneira muito mais rápida e dinâmica e especifica, pois é muito fácil um anunciante de vaga filtrar as informações que quer achar em um profissional, tendo assim respostas pertinentes a sua busca.
Veja a seguir uma seleção de alguns exemplos de aplicativos e redes profissionais:
Linked in. Trata-se de uma plataforma, que só no Brasil atinge mais de 3 milhões de usuários, que permite que o internauta insira suas qualificações e mantenha contato com sua rede de amigos/contatos e também conheça novas pessoas. O Linked in diz ao usuário qual o grau de conexão que ele tem com outro usuário e como eles estão conectados. Além disso, possui um espaço que funciona como um “mural de anúncios” de vagas disponíveis e outro espaço destinado a recomendações profissionais que outras pessoas podem escrever sobre você. Veja um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=DL7c3IJUe04
O Twt Jobs é um aplicativo que permite o upload de um CV e o envio do mesmo como um link para tweet para um ou mais contatos do usuário no Twitter. O currículo fica disponível para visualização dentro do próprio Twitter, não havendo a necessidade de utilizar um programa adicional para a abertura do documento.
Business Card2. Como o próprio nome já sugere, este se trata de um aplicativo que permite a criação e envio de um cartão de visitas com um layout que o próprio usuário monta. O cartão fica disponível para envio através de redes sociais, utilização como assinatura de e-mail e divulgação em diversos canais eletrônicos como, por exemplo, sites empresariais. Veja como o Business Card2 funciona em um breve vídeo explicativo (áudio em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=mla_O13lYXk&feature=related
Facebook. O próprio Facebook não ficou de fora de se tornar uma plataforma profissional. A maior rede social mundial atualmente também funciona como meio de promover um perfil profissional e manter relacionamentos profissionais. A maioria das empresas dispõe de paginas institucionais dentro do Facebook e os usuários podem publicar em seu perfil informações sobre sua educação, idiomas que falam, empregadores, etc. Além dessa possibilidade de se auto-promover, muitos profissionais afirmam que procuram os candidatos a vagas em suas empresas no Facebook para conhecer um pouco mais sobre as pessoas, seus gostos, hábitos e “aquilo que não contam nas entrevistas”, então cuidado com o que você sai postando no Facebook, uma foto sua na balada não irá lhe arranjar uma entrevista.
Branch Out. Branch Out é um aplicativo que tem como principal concorrente o Linkedin, ou seja, ele é uma plataforma de Networking que tem como principal reforço nessa busca por share contra o Linkedin, estar associada ao Facebook. Essa associação ao Facebook é feita da seguinte maneira: quando você é amigo de alguém no Facebook o Branch Out vai buscar todas as informações e classificar essa mesma pessoa como amigo também, criando assim um histórico de Networking. Outro ponto favorável para o Branch Out é que ele incentiva as pessoas a indicarem o aplicativo para seus amigos com um comparador do nº de amigos, além disso, é possível mandar mensagens, recomendar ou indicar alguém. Um ponto que para alguns é forte e para outros um ruim é o fato de você só conseguir fazer contato com pessoas que você já possui no Facebook, diferente do Linkedin onde você faz contatos com pessoas de outras áreas e não necessariamente amigos conectados. Uma característica do uso desses aplicativos é que as pessoas utilizam o Facebook para ter contatos com amigos e o Linkedin para contatos profissionais, esse fator é uma barreira de entrada do Branch out que está tentando “roubar” share do Linkedin. Uma de suas características é uma ação de combate ao Linkedin que é permitir a importação do perfil do mesmo para facilitar o cadastro. Hoje o Linkedin chegou a dobrar a sua atuação no Brasil tendo mais de 2 milhões de usuários e 75 milhões no mundo enquanto o Branch Out por estar começando agora ainda não tem um número expressivo.
Snaptu. Acabou de ser lançada a versão traduzida para português do Snaptu que é um aplicativo para celular que gerencia todas as redes sociais como Twitter, facebook, entre outros. Além disso, ele oferece noticias e através do Google Blogger, blogs, agenda Googles e outras ferramentas. O sucesso desse aplicativo que tem como especificações um desenvolvimento baseado em Java, fez com que o Facebook comprasse o mesmo por 70 milhões de dólares, pois assim o mesmo faria com que uma maior quantidade de pessoas entrasse pelos seus dispositivos móveis que não tem uma tecnologia muito desenvolvida.
Grupo: Lidia de Campos Zaclis, Luigi Santos Lago de Castro Angelis, Luiz Henrique Lucisano Bin e Marcio Ramos Unrue.
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