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terça-feira, 15 de março de 2011

[ecommerce] Um site com cara de spam?


A grande representante do varejo americano P.C. Penney está sendo investigada por aparecer nos últimos meses no topo da maioria das pesquisas feitas no Google. Desde procuras mais genéricas como "toalhas de mesa" até as mais específicas "jeans skinny", ela era o resultado orgânico que aparecia em primeiro lugar.
A empresa que faturou mais de US$ 17,8 bilhões em 2010 foi investigada pelo especialista em busca on-line Doug Pierce, e as descobertas dizem que a tática usada pela empresa foi a conhecida no ramo "black hat" (considerada ilegítima). O Google estabelece claramente as táticas que considera legítimas e as fraudulentas, essas são chamadas de "white hat" e "black hat". Black Hat é a tática usada para atrair destaque para sua página na web. Isso é feito através de milhões de links distribuídos em sites para assim chamar a atenção e ter uma melhor posição no ranking das pesquisas. Porém esses links não precisam necessariamente estar relacionados com o determinado assunto específico e foi aí que a J.C. Penney conseguiu implementar sua estratégia. A empresa é suspeita de pagar milhares de links em centenas de sites que indicam a JCPenney.com.
Ao pronunciar-se sobre as acusações a porta-voz da empresa, Darcie Brosart disse "A J.C. Peeney não autorizou, não esteve envolvida e nem foi informada da publicação desses links. Tais práticas são contrárias às nossas diretrizes de busca".
Esse porém não é o primeiro caso de fraudes no site da Google. Em 2006 a BMW foi apanhada usando também a tática "balck hat" para aumentar o número de visitas de seu site. A empresa automobilística foi penalizada tendo seus resultados totalmente removidos.
Dessa vez a penalidade para a J.C Penney aconteceu no dia 9 de fevereiro quando a Google iniciou suas "medidas manuais". Ela passou de primeira para posição 71 na busca por "bagagem de mão Samsonite". Em seguida estava em 68º para os resultados de "mobília de sala de estar" e de uma hora para outra foi sepultada.
A reação imediata da Penney foi a quebra de contrato com sua empresa de consultoria que havia sido contratada para cuidar exatamente de suas estratégias de mecanismos de busca.
No mês passado, o Google disse que iria rever seu algoritmo e dessa vez ela iria excluir e rebaixar o os sites que são claramente criados para atrair tráfego e renda de anúncios.

Fernanda Trevisan - Arenas B

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