Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Onde todos são clientes VIPs

O e-commerce e o marketing one to one parecem, a primeira vista, totalmente incompatíveis. As lojas online deixam suas mercadorias a disposição do mundo inteiro, mesmo que elas não realizem entregas em todo o globo, há empresas intermediárias cujo negócio é realizar essas entregas onde quer que o comprador queira, dessa forma, parece impossível que uma e-boutique consiga implementar algumas estratégias de marketing one to one para melhor atender seus clientes.

Todavia essa é uma tendência que começa a intensificar-se, principalmente em lojas virtuais de luxo, elas comercializam produto cuja compra envolve uma experiência quintessencial, e, quase a totalidade desse aspecto é perdida quando vende-se online; assim sendo, para amenizar essa perda algumas das e-boutiques de luxo colocam “consultores” a disposição de suas clientes.

No Net-a-porter - portal que tem o maior portfólio de marcas de moda de luxo do mundo - existem os Fashion Advisors, os quais podem ser contactados via e-mail ou telefone, na página de cada produto comercializado, abaixo de sua descrição, encontra-se um hiperlink intitulado “More questions? Email our Fashion Advisors”. Ao clicar sobre ele, abre-se uma janela que fornece o telefone de uma central em que ficam alguns desses profissionais, um endereço de e-mail para entra em contato e ainda há a opção de pedir a um Fashion Advisor entrar em contato com você via e-mail ou telefone, a opção que você preferir.

Mas como esses profissionais podem ajudá-la? Eles, dentre outros serviços, dão idéias de presentes, ajudam-na a escolher o tamanho certo da roupa, recomendam-lhe peças que combinem com seu estilo, podem informá-la quando um produto esgotado vai entrar em estoque.

Mas não é só o gigante Net-a-porter que oferece esse tratamento personalizado, o e-shop da Henri Bendel - uma das lojas mais chiques de Manhattan - oferece um serviço Concierge online. Ao entrar em contato com o “online Concierge shopping service” você pode ter qualquer produto que podia ser encontrado somente na loja da Quinta Avenida disponível para compra no site. Os concierges colocam-se a disposição para disponibilizar na e-boutique um produto da marca que você tenha visto em uma resvista ou na televisão e queira comprar, enfim, tornam qualquer coisa disponível para você!

Agora todo mundo pode receber tratamento VIP nas melhores lojas do mundo online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário