Muitas empresas hoje estão fazendo divulgações, publicidade dos seus produtos e serviços em redes sociais. Essa é uma tendência que não para de crescer. Só que o que essas empresas precisam entender é que não basta estar nas redes é preciso estar bem.
Se uma pessoa é apaixonada por uma marca, ela não apenas vai continuar comprando ela, como também vai indicar para pessoas de seu convívio, da sua rede de contatos. Antigamente uma pessoa conseguia influenciar de 10 a 15 pessoas sendo parentes e amigos próximos. Hoje, com a mídia social, conseguimos influenciar muito mais pessoas.
Hoje temos twitter, orkut, facebook, blog, redes de fórum, grupos de discussão sobre quase tudo. Podemos expor nossa opinião, ouvir o que outras pessoas têm a falar, pode influenciar, para o bem ou mal de uma marca. Um exemplo foi a historia de um consumidor insatisfeito com uma empresa aérea e resolveu relatar sua historia em um vídeo no Youtube. Foi noticia mundial o caso. Imagine o tamanho do prejuízo dessa empresa.
“O consumidor está no poder” essa frase se torna cada vez mais certa para as empresas devido ao crescimento das redes sociais. Afinal, elas não abriram os olhos para o fato de que se você não tratar o consumidor com respeito ele vai colocar a “boca no trombone” e isso vai prejudicar – e muito – a reputação da marca.
A regra básica para o sucesso: Entender o consumidor, o respeitá-lo – não como um número mas sim como uma pessoa.
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