Seu currículo não esta só no papel. As redes sociais facilitaram a capacidade das pessoas de se comunicarem com pessoas de lugares distantes geograficamente e socialmente, mas ao mesmo tempo expõem todos os seus dados pessoais e pensamento para todos observarem, incluindo as pessoas que podem ser os responsáveis por uma contratação de emprego, tudo que é postado no facebook, twitter, orkut e blog é minuciosamente examinado, o currículo continua sendo importante, mas para confirmar as características pessoais que são escritas nele, o Rh procura evidencias que comprovem ou contestam-nas nas redes sociais do candidato.
A gerente da divisão de tecnologia da empresa de recrutamento de profissionais Robert Half, Maria Paula Menezes, diz que as empresas costumam olhar todos os detalhes do perfil das redes sociais dos candidatos: “Quantas pessoas existem no networking, quais os fóruns e as discussões de que participou, suas opiniões, quais os mercados que ele segue... Não existe uma ou outra informação, eles costumam prestar a atenção em praticamente tudo”.
Dependendo do trabalho que o candidato está procurando é quase uma obrigação ter um ou mais blogs, varias contas em redes sociais diferente, ter contatos influentes no facebook e seguidores importantes no twitter.
Ou seja se você quer usar esse ferramenta para encontrar emprego, deve ter cautela com o que publica no perfil, Em outras palavras, um comentário infeliz pode acabar com as chances de ser o candidato ideal a uma vaga de emprego.
Evite falar palavrão, colocar muita gracinha ou fazer muita piada. Este é o tipo de coisa que as pessoas devem evitar, pois pode causar má impressão em quem vai procurar. É muito importante pensar antes de falar sempre, mas principalmente na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário