Até pouco tempo atrás, os smartphones Blackberry eram conhecidos apenas em ambientes de trabalho como almoços de negócios, reunião de acionistas. Mas a rotina desses aparelhos estao mudando. É muito comum ver jovens circulando com eles, pode ser na escola, para o curso de inglês, a academia e até mesmo nas baladas. O aparelho já não é exclusividade de empresários e executivos. Os filhos deles, adolescentes, também se renderam ao BlackBerry.
Aqui no Brasil, a tendência ainda é recente. Nem a própria Research in Motion (RIM), fabricante do aparelho, tem informações precisas sobre os novos clientes. Há três meses, contratou uma consultoria para traçar o perfil desse publico e descobriu o que eles esperam encontrar num smartphone. A idéia é desenvolver em parcerias com outras empresas, aplicativos interessantes para esses clientes.
‘’ Por enquanto, sabemos que esses jovens são viajados, tem amigos fora do País, e, em sua maioria, descobriram o aparelho em casa, brincando no telefone dos pais, diz
Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da RIM no Brasil. ‘’É um publico classe A’’, resumo o pesquisador inglês, Tim Luca, que integra a equipe responsavel por encontrar e estudar o mercado jovem de smartphones.
Os executivos e jovens foram atraídos por motivos diferentes. Os executivos usam o Blackberry basicamente para checar e-mails e manter contato com clientes e a empresa mesmo estando longe do escritório. Já os adolescentes usam para estar conectados aos amigos 24 horas por dia. O BBM (BlackBerry Messenger) é a solução para esses jovens.
A troca de mensagens é feita apenas entre proprietários do aparelho e para se comunicar eles adicionam uns aos outros a lista de amigos. E para o alivio dos pais, esse serviço é gratuito.
Alessandra Gradim de 15 anos, já está no seu segundo BlackBerry. Quando estreou o smartphone no ano passado, trocava mensagens com 15 amigos da escola. Nem todo mundo tinha o aparelho. Agora, virou febre. A lista já passa de 350. ‘’Eu praticamente não uso o telefone, me comunico só por mensagem o dia interio.’’
Nenhum comentário:
Postar um comentário