Se olharmos isoladamente o mercado de jogos onde o usuário segura a tela com as mãos, podemos observar que aparelhos como o Nintendo DS e o PSP perderam grande participação no mercado para os smartphones. Isso mostra a tendência das pessoas de largarem seus videogames portáteis e trocá-los por celulares que já possuem jogos, como “Angry Birds” ou “Cut The Rope”.
Outro dado muito importante da pesquisa é que as vendas de jogos para iOS e Android bateram as de jogos para PC em 2010 pela primeira vez (US$ 800 milhões contra US$ 700 milhões). Os jogos de PC ainda são muito comprados pelos usuários, no entanto, esse acontecimento acabou por abalar muitas empresas, que começaram a criar planos para aumentarem as vendas novamente, superando as de jogos para smartphones. Outro fato é que muitos dos jogos para PC estão migrando para tablets e smartphones também, como é o caso de “Plants vs. Zombies”, por exemplo. Isso mostra que ao mesmo tempo em que se sentem ameaçadas, as empresas também percebem como esse novo mercado é atrativo para elas.
Agora, só resta esperar para ver como o mercado de videogames portáteis irá reagir a isso, seja tentando reconquistar seus antigos usuários, seja tentando se equipararem aos aparelhos de celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário