Segundo pesquisa recente da comScore a quantidade de pessoas que acessam endereços como o Gmail e o Hotmail vem diminuindo. Segundo a pesquisa, o crescimento desse serviço só está presente entre pessoas mais velhas, já os adolescentes o estão trocando por redes sociais.
Em relação a 2009, em 2010 a pesquisa apontou queda de 6% de acesso a esses sites. O tempo de conexão nesses sites também diminui, 10%. A maior redução ocorreu entre as idades de 12 aos 17 anos, 24%, o índice de engajamento, o tempo permanecido no site e as páginas acessadas cairam pela metade.
A resposta para esse resultado, de acordo com os jovens, são as ferramentas presentes em redes sociais, que permitem o envio de mensagens e outros tipos de conexão na comunidade. As pessoas permanecem tanto tempo em sites como o Facebook, que o mesmo vira um tipo de “concha”, induzindo o usuário a realizar tudo que precisa dentro daquele próprio universo. Para muitos, trocar de site somente para visualizar um recado é besteira, já que o mesmo pode ser feito naquele espaço. O Facebook dispõe de um serviço de correio que não é perfeito, visto que apresenta alguns tipos de problema, porém, funciona muito bem para “uso leve”, no entanto a ferramenta só tende a ser aprimorada.
O aumento de 16% no acesso ao webmail entre pessoas acima de 55 anos, pode ser explicado por elas nåo estarem tão presentes nas redes sociais, sendo assim o Gmail e o Hotmail a melhor forma de comunicação.
Os celulares também vem sendo uma ameaça, a pesquisa indicou um aumento de 36% de acesso ao email via dispositivo móvel, porém não é nítido como o email é entregue, se através de caixas POP3 ou serviço push, ou até mesmo por webmail móvel.
Assim, percebe-se que o cenário está mudando no universo do email, essa grande queda no serviço de webmail não passará despercebida. E possivelmente os usuários sentiram fortemente o seus efeitos. Até então, o Gmail fornece mensagens sem anúncios, quantidade enormes de armazenamento, além de muitos outros benefícios. Porém com essa queda pode ser que aumente o número de anúncios em mensagens, limitação maior de espaço , tarifas para aperfeiçoar o serviço e etc. E ainda do outro lado, as redes sociais buscaram cada vez mais roubar esse público, aperfeiçoando suas ferramentas e funções.
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