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domingo, 17 de abril de 2011

[telcel] Claro e Ronaldo

Em maio de 2010, a empresa de telefonia celular Claro anunciou uma parceria com o atleta Ronaldo, que a principio, faria uma junção de perfis no Twitter com a assinatura da marca junto à dele e faria posts durante a Copa do Mundo "O Twitter oficial da Claro agora é o Twitter oficial do fenômeno". O negócio evoluiu, com o número elevado de seguidores do atleta, a união permanece até hoje, mesmo depois de Ronaldo encerrar a carreira de jogador de futebol. Tal acordo propiciou à Claro muitas possibilidades. Para quem pensou que poderia ser um erro da marca ao se associar com custo elevado a um atleta em fim de carreira e com a imagem fora dos gramados no mínimo duvidosa, a resposta aparece por vários meios. O ex jogador tem mais de 1 milhão e meio de seguidores na rede. Esse monte de gente lê noticias sobre a Claro e as várias promoções da marca por meio da internet, com um diferencial importante: quem conta sobre as ações e comenta sobre os pacotes da Claro é nada mais nada menos que o fenômeno. Além disso, a empresa conta com esse intermediário importante para outras negociações que envolvem esportes em geral. Por exemplo, no mês passado, o atleta anunciou que a Claro está no grupo de patrocinadores das Olimpíadas Rio-2016. Apesar deste forte investimento que a Claro está fazendo, a empresa não pode deixar de se preocupar com a imagem prejudicada da marca no quesito funcional (a má qualidade do sinal de seus aparelhos, por exemplo). Basta digitar no Google "sinal da Claro" que você vai encontrar todos os tipos de críticas. A questão é se esse investimento todo para o consumidor interagir e ter contato forte com a marca não é desperdiçado no momento em que ele entra em contato com o produto e decepciona-se.

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