A tecnologia fornecida pela Nextel, na qual o aparelho móvel funciona como um "rádio" que transmite as mensagens uma por vez, era inicialmente trabalhada para ser um meio de comunicação interno nas empresas, por exemplo.
O que aconteceu de fato é que a tecnologia atraiu consumidores comuns e o aparelho da Nextel hoje em dia é utilizado por milhares de usuários no país. A facilidade da comunicação e o baixo custo dos serviços são atrativos interessantes nos quais a empresa foca seus esforços para comunicar o produto. Além disso, o aparelho Nextel tem excelente cobertura geográfica de sinal.
As grandes concorrentes do setor não poderiam passar batidas em meio à este sucesso da Nextel. Operadoras de telefonia celular como a Tim, por exemplo, estão trbalhando para desenvolver serviços no mínimo parecidos aos oferecidos pela Nextel. Planos em que "você fala de Tim para Tim de graça" já viraram moda e são modelos usados por quase todas as operadoras. O problema é que a Nextel, por seu pioneirismo, virou sinônimo dessa tecnologia da "comunicação simples e rápida" e essa imagem é difícil de mudar.
A Nextel enfrentou, no início, um problema grave se levarmos em conta a tecnologia mobile e a tendência de cada vez mais os mobile phones serem pequenos e ágeis. Os produtos da marca não podem ter tamanho tão reduzido assim em função da tecnologia oferecida, segundo especialistas. Porém, a Nextel parece estar conseguindo superar isso, com aparelhos de tamanho razoável, cheios de aplicativos e funções de alta tecnologia.
O fato é que parece ser mais difícil as grandes concorrentes agregarem o atributo de comunicação simples e rápida aos seus produtos do que a Nextel implementar em seus produtos agilidade, modernidade e alta tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário