COMPRA COLETIVA: sites que reúnem compradores para um mesmo serviço ou produto, oferecido a preço de atacado na internet.
Com o acelerado crescimento dos sites de compra coletiva no Brasil, as empresas são levadas a um segundo momento de expansão. O ClickOn, um dos maiores players deste segmento, dá início à abertura de subsidiárias na América Latina, já sites menores, como o Imperdível e Clube do Desconto, iniciam um movimento de consolidação.
Estima-se que no Brasil existam quase 500 endereços eletrônicos caracterizados como compra coletiva. O segmento obteve maior destaque e popularidade a partir do segundo semestre, ano em que as compras coletivas movimentaram aproximadamente R$ 200 milhões no país. E para este ano, a previsão é que o setor fature R$ 1,2 bilhão.
Os principais competidores da empresa Click On são o americano GroupOn (líder mundial deste mercado, que adquiriu o Clube Urbano em 2010) e o brasileiro Peixe Urbano, que em dezembro passou a ter como sócio o fundo de venture capital americano Benchmark. Fundado por um grupo de brasileiros, o ClickOn tem 50% das suas ações nas mãos do alemão Group Buying Global (GBG), que também tem sites de compras coletivas no México, Turquia, Índia, Emirados Árabes e Suíça.
Na Argentina, a empresa começou a operar há duas semanas, a partir de uma operação que já tinha sido montada pelo GBG, o ClickOnero. Ainda há duas subsidiárias do ClickOn devem ser criadas no Uruguai, Chile e Colômbia ainda este ano. A troca de ofertas entre os países, principalmente em turismo, é algo que a empresa tem planos em explorar. Sua meta é que a América Latina chegue a representar 12% do volume movimentado pelas ofertas coletivas do site no ano de 2011, estimado em torno de R$ 250 milhões. Desse total, cerca de 30% fica com o site, que fez sua primeira oferta coletiva em maio de 2010. Atualmente, são R$ 4,5 milhões e presença em 25 cidades do país.
Fonte: Valor Econômico
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