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domingo, 27 de março de 2011

[ecomm] Para os Descartes do e-commerce

Você acha seguro realizar compras online? Uma pesquisa realizada pelo Site Blindado, empresa de segurança para sites, apontou que 30% dos internautas não utilizam-se do e-commerce devido ao fator segurança, ou melhor, falta dela.

Isso ajuda e explicar o fato de que entre 70 milhões de internautas brasileiros(fonte: IBOPE-Nielsen) apenas 17,6 milhões realizam compras online (fonte: e-Bit).

Com certeza a segurança é um fator determinante para a realização de uma compra pela internet, por isso é importante analisar diversos aspectos da loja virtual em que se pretende adquirir um produto ou serviço.

Para ilustrar um pouco melhor para o consumidor, cético ou não, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou uma cartilha que ressalta alguns aspectos cruciais a serem observados em uma loja virtual para realizar uma compra online segura.


  1. Central de atendimento – verifique se há um meio de comunicação com a loja que extrapole o site.
  2. Carrinho de compras – certifique-se de que somente os produtos que você inseriu nessa visita ao site encontram-se nele, pois alguns portais salvam visitas passadas, dessa forma seu carrinho pode conter mais produtos do que você deseja.
  3. Preços – analise o preço, e desconfie se ele estiver substancialmente abaixo da média do mercado.
  4. Condições de pagamento – verifique se as condições de pagamento estão de acordo com o que você pretende. Em caso de uma compra parcelada a atenção deve redobrar, assegure-se se serão cobrados juros ou não.
  5. Avaliação – veja a opinião de outros compradores que já adquiriram o produto, elas podem ajuda-lo a tomar uma decisão.
  6. Descrição técnica – estude-a e certifique-se de que o produto realmente cumprirá as funções que você espera.
  7. Sobre a loja – confira o histórico da loja, verifique se as informações apresentadas lhe transmitem confiança.
  8. Trocas e devoluções – verifique as políticas da loja no que tange a esses aspectos, em uma compra a distância você está mais suscetível ao arrependimento e deve conhecer as garantias que a loja lhe oferece caso isso ocorra.
  9. Selo de segurança – confirme se há existência desse selo e clique sobre ele para obter mais informações sobre a segurança do site.
  10. Produtos no carrinho – verifique se tudo o que você selecionou encontra-se no carrinho, se não nenhum item a mais, ou a menos.
  11. Quantidade – certifique-se de que a quantidade de produtos é aquela que você deseja comprar, é possível que você tenha clicado, inadvertidamente, mais de uma vez no produto.
  12. Disponibilidade – confira se o produto está em estoque na loja, e, também em quantos dias ele será entregue. Lembre-se que a maioria das lojas informa o número de dias úteis em que o produto será entregue.
  13. Cálculo do frete – fique atento às opções de frete que a loja oferece, pode haver mais de uma opção, decida de acordo com sua necessidade qual é o mais indicado para você.
  14. Total – verifique se o valor final de sua compra está correto. Analisados todos esses aspectos, caso não haja nenhum erro, pode-se finalizar a compra.
  15. Segurança do endereço – a partir do cadastro algumas páginas tornam-se seguras de fraudes. Para reconhecê-las deve-se verificar se há um “s” de pois de http, e, antes do endereço eletrônico; páginas seguras tem seu endereço precedido de “https”.
  16. Cadeado – soma-se à mudança de endereço um cadeado, sua posição e formato variam de acordo com o navegador. Clicando sobre ele é possível verificar o certificado digital, caso esteja tudo certo é seguro prosseguir com a compra nesse site.
  17. Segurança – certifique-se de que você permanece em uma página segura.
  18. Meios de pagamento – opte pela forma que lhe deixar mais confortável e lhe for mais conveniente
  19. Cartão de crédito – essa é o meio que faz com que a compra seja aprovada com maior rapidez. O site requisitará a bandeira de seu cartão, o nome conforme disposto nesse, a validade, bem com o código de segurança, número usualmente de 3 dígitos disposto na parte de trás do cartão. É importante lembrar de que você encontra-se em uma página segura, portanto essas informações também estão,
  20. Débito em conta – a página de seu banco irá abrir para que você efetue o pagamento.
  21. Boleto bancário – caso essa seja a escolha um boleto que deverá ser pago no banco determinado será gerado, caso o pagamento não seja efetuado a compra será cancelada; com o pagamento realizado, normalmente, a compra é aprovada após 1 dia útil.
  22. Número do pedido – salve esse número, pois ele será seu código para consultar seu pedido e resolver eventuais problemas,
  23. Status do pedido – normalmente as lojas virtuais permitem que você acompanhe seu pedido.
  24. Guarde as informações – é importante imprimir os salvar a página final, ela é um comprovante de sua compra, normalmente um informativo com essas informações é enviado ao seu e-mail cadastrado, o armazenamento dele também é imperativo.

Com o conhecimento desses fatores e com a análise da loja virtual em que se pretende realizar uma compra, utilizar-se do e-commerce torna-se ainda mais confortável, além de você poder fazer compras de onde quer que esteja, sente-se seguro ao saber que a loja, caso esteja de acordo com o que foi citado acima, oferece-lhe diversas garantias e seguranças. Assim, espera-se que mais de 25% dos internautas realizem compras online (fonte: IBOPE-Nielsen e e-Bit).


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