Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

[ecomm] Social Commerce possui ótimos números para o futuro.

Antes mesmo de começar este artigo é interessante que seja citada a definição de Social Commerce, já que muitos podem não conhecer. O Social commerce é basicamente o e-commerce das redes sociais e é constituído da participação ativa dos clientes e como seus relacionamentos sociais se tornaram determinantes para aquisição e avaliação de produtos e serviços em geral, envolvendo o cliente desde de a aquisição do produto/serviço até o seu pós-venda. Sendo essa forma talvez uma das mais eficazes na Web 2.0, envolvendo os diversos indivíduos pelas ferramentas que hoje já fazem parte do seu dia-a-dia, onde podem compartilhar experiências e indicar o que gostam ou deixam de gostar.

Segundo estudos da consultoria, Booz & Co o potencial dessa forma de comércio ainda é pouco explorada, mas mesmo assim as projeções mundiais não são ruins, em 2011 a estimativa é de que essa forma de comércio produza uma receita de 5 bilhões de dólares, já para 2015 acredita-se que esse montante chegue a casa dos 30 bilhões, sendo seis vezes maior que o valor atual, destes 14 bilhões são esperados que sejam movimentados somente pelos EUA, sendo que nessas projeções só são considerados bens de consumo duráveis, como por exemplo: eletroeletrônicos, roupas, móveis e etc.

Em outro estudo da mesma consultoria é constatado que graças a ação rápida das redes sociais de mostrarem que são seguras e zelam pela privacidade do usuário os 27% de consumidores que diziam estarem dispostos a consumir através de redes sociais devem ultrapassar esse número gerando projeções talvez mais positivistas do que as anteriormente citadas, já que para os números acima descritos foi usada a base de 27pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário